Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná

 

Assunto: UFPR - 14º Festival de Inverno

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

ANTONINA ABRE SUAS PORTAS AO 14º FESTIVAL DE INVERNO

Maior evento de extensão universitária começa no sábado, dia 10

Nelson Sargento e banda são a atração da abertura do 14º Festival de Inverno da UFPR que começa neste sábado, dia 10, em Antonina. Representante legítimo do samba, Nelson Sargento comemora seus 80 anos vindo de um recente tour pela norte da Europa e traz aos paranaenses o que há já produziu de melhor em sua carreira. Mas o sábado no Festival não será marcado apenas pelo show de abertura, à noite. Neste dia acontecem as inscrições para as Oficinas Infantis, no salão paroquial, e movimentam a cidade.Afinal, as crianças recebem atenção especial da organização do Festival e para elas são oferecidas 41 oficinas, que vão do street dance ao trabalho com artes manuais.

Este ano o Festival de Inverno não está marcado por um tema ou por uma discussão sobre um assunto específico, mas apresenta sua marca principal que é permitir que todos possam ter contato com diversas formas de arte, participando das 81 oficinas ou dos mais de 50 espetáculos que acontecem em diversos espaços da cidade. Assim, além das oficinas para o público infantil, fazem parte do cardápio de ofertas a Produção de Curta em Vídeo, Percussão, Bonecos Gigantes, ConstruSom e a Oficina Livro a Céu Aberto. Também as de aprimoramento de Artes Visuais, de Pintura e de Corpo & Voz, para aqueles que já possuem alguma experiência.

OFICINAS ESPECÍFICAS

As seis oficinas intituladas "Educação e Arte" são oferecidas para os professores da rede pública de ensino de Antonina. O objetivo é proporcionar novos métodos de ensino através das oficinas de Cerâmica, Tecelagem, Música Popular, Teatro e Desenho. Além das Oficinas de caráter artístico, que buscam levar aos moradores da cidade e aos participantes do Festival de Inverno a possibilidade de entrar em contato com a cultura em suas diversas formas, o evento de extensão da UFPR também oferece Oficinas de cunho sociocultural. A Oficina Geração de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Sustentável tem o objetivo de divulgar a importância da Economia Solidária dentro do atual contexto socioeconômico, como alternativa ao desemprego e à exclusão social. Ela será ministrada à noite para que os trabalhadores locais possam participar. Uma oficina de Educação Especial para alunos da APAE e outra para os membros da PIA – Patronato do Idoso de Antonina - também serão oferecidas gratuitamente.

ALÉM DAS OFICINAS

Este ano o Festival terá entre os espetáculos a presença dos grupos Keltoy; Trio Ai Ai Ai; Grupo Mundaréu; teatro de sombras da Cia Karagöz; Ari Areia, um grãozinho apaixonado; além dos grupos artísticos da UFPR – Teatro, Coral, Companhia de Dança, Grupo de MPB, de Percussão e Orquestra Filarmônica Juvenil. Além dos espetáculos, na Estação Ferroviária de Antonina acontecerá o Ciclo de Palestras "O Artista na Universidade". Artistas plásticos mostrarão sua produção, discutirão sua poética e seu processo criativo com o público. Esse mesmo local contará com a "Antonina Arte", exposição de Arte Visual e Popular, além de artesanato.

As tardes do Festival também contarão com o "Espaço Diversão", localizado na praça Cel. Macedo. Crianças e adultos terão a oportunidade de resgatar as brincadeiras simples e comuns de antigamente, como pião, bola de gude, amarelinha e outras.

DOMINGO NO FESTIVAL

Desde a sua décima edição, o Festival de Inverno da UFPR oferece o "Domingo no Festival", um dia inteiro com programação especial criado para as pessoas que não podem passar a semana em Antonina e estão apenas de passagem pela cidade. É um pequeno "aperitivo" do que acontece durante a semana.

Pela manhã serão oferecidas aulas públicas de yoga, danças brasileiras e disco street na Praça Coronel Macedo. Ministrantes das áreas de artes visuais, cênicas e música estarão participando da mesa-redonda "O Espaço do Corpo, na Fronteira das Linguagens Artísticas", às 16h, na Câmara dos Vereadores. É possível ainda, assistir a toda programação de espetáculos e visitar as exposições artísticas. A área de saúde também será contemplada com o programa da UFPR "Saúde para todos". Serão realizadas orientações nas áreas de nutrição, terapia ocupacional e odontologia, além de sessões de massoterapia.

INSCRIÇÕES

As inscrições já estão encerradas, mas ainda existem vagas em algumas oficinas, que estarão recebendo inscrições nos dias 10 e 11, em Antonina. O valor da inscrição varia de R$ 35,00 a R$ 55,00. Mais informações no site www.proec.ufpr.br/festival2004

ENCERRAMENTO

O 14º Festival de Inverno da UFPR tem recebido a participação e visita de 50 mil pessoas e será encerrando dia 17 de julho, com o show da banda 14Bis, que traz ao palco de Antonina seu show dm comemoração aos seus 25 anos de atuação.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA UFPR

Informações com Patrícia Favorito Dorfman ou Sônia Loyola - 360-5159/360-5008 - pdorfman@ufpr.br

Lais Murakami – PROEC – 310-2631 - festival@ufpr.br

Colaboram – Fábrica de Comunicação – Agência Júnior UFPR - Artur Alberto de Oliveira Roman, Bruna Maestri Walter, Cristiano Luiz Castilho, Fernanda Rebêlo Brun

Voltar