No Jardim Botânico de SP "ACORDE PARA O MEIO AMBIENTE" COMEMORA UM ANO DE REALIZAÇÃO

 

PROJETO CULTURAL-AMBIENTAL “ACORDE PARA O MEIO AMBIENTE” COMEMORA UM ANO DE REALIZAÇÃO COM APRESENTAÇÃO NO JARDIM BOTÂNICO EM SÃO PAULO

Apresentação da Orquestra do Maestro Diogo Pacheco acontece dia 6 de junho a partir das 10h30

Acontece no próximo dia 6 de junho, a partir das 10h30, no Jardim Botânico de São Paulo, a edição comemorativa de uma ano de realização do projeto cultural e de conscientização ambiental “Acorde para o Meio Ambiente”. Idealizado pela Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. “Acorde para o Meio Ambiente” visa aproximar a população de parques em áreas urbanas, oferecendo simultaneamente concerto de música erudita com peças conhecidas e atividades paralelas de integração com a natureza e de educação ambiental.

O concerto de música erudita ficará a cargo da Orquestra do Maestro Diogo Pacheco conduzida por seu maestro titular, o regente Diogo Pacheco, que apresentará entre outras peças: Prelúdio de Carmen, de Bizet; Cavalleria Rusticana (Intermezzo), de Mascagni; Congada, de Mignoni, e a abertura da ópera Norma, de Bellini. A Orquestra do Maestro Diogo Pacheco será precedida pela apresentação da Orquestra e do Coral da Oficina de Música Unibes – Wal-Mart formados por oitenta crianças e adolescentes que interpretarão músicas populares sob a regência do Maestro Antônio Baker.

“Nosso objetivo não é tornar o parque um palco de apresentações de música erudita. Queremos utilizar esta atração para fazer com que as pessoas se integrem ao espaço. Por este motivo reunimos várias ações paralelas em um mesmo momento”, explica Jussara Gontow, diretora da Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos. Uma destas ações paralelas é o Espaço Ver De Criança. “Reservamos uma área para o entretenimento infantil acompanhado de uma equipe especializada de monitores. Enquanto os pais apreciam o concerto, as crianças participam de atividades lúdicas, que incluem oficinas de ecologia com material reciclado e jogos voltados à questão ambiental. Desta forma estamos conscientizando as crianças e integrando-as ao meio”, explica Jussara.

Outra ação paralela é a presença de Organizações Não Governamentais (ONGs) que apresentam seus projetos. Buscando dividir esta ação de responsabilidade social com o público que vai ao Jardim Botânico será solicitado como ingresso a doação de um quilo de alimento não perecível a ser encaminhado para o Projeto Fome Zero. “Esta doação não é obrigatória. Mas já sabemos, por edições anteriores, que as pessoas que vêm ao “Acorde para o Meio Ambiente” sentem satisfação em participar também desta forma: doando alimentos para o Fome Zero. Além disso, neste dia o Jardim Botânico não estará cobrando ingresso para o público que irá assistir ao ”Acorde para o Meio Ambiente”, conclui Jussara.

Esta edição de “Acorde para o Meio Ambiente” conta com o patrocínio da Wall Mart, Comgas, Petroquímica União, Unipar, Carbocloro, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e Rádio Eldorado. E apoio Bunge.

“Acorde para o Meio Ambiente”

Data: 06/06/04

Horário: 10h30

Local: Jardim Botânico de São Paulo

Abertura: Orquestra e Coral da Oficina de Música Unibes – Wal-Mart

Regência: Maestro Antônio Baker

Sol a Sol

Cordas Soltas

Calipso

Essa tal liberdade

Era uma vez

Apresentação: Orquestra do Maestro Diogo Pacheco

Regência: Maestro Diogo Pacheco

Hino Nacional Brasileiro

Trompete Voluntário – H. Purcell

Prelúdio de Carmen – Bizet

Cavalleria Rusticana (Intermezzo) – P. Mascagni

Abertura da Ópera “Norma” – V. Bellini

Congada – F. Mignoni

Abertura da “Ópera Mestres Cantores” – R. Wagner

“ACORDE PARA O MEIO AMBIENTE”: o projeto cultural e ambiental “Acorde para o Meio Ambiente” chega à sua nona edição. Ele teve início durante o Dia do Meio Ambiente em 2003. A data é comemorada em 5 de junho. Durante este período houve edições em São Paulo, Campos do Jordão, Campinas, Ilha Bela e Cubatão. Contando com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo Cultural, o projeto foi desenvolvido pela Pró Cultural Marketing Cultural e Eventos com os objetivos de aproximar a população dos parques públicos, integrando-as ao meio e oferecendo música de boa qualidade.

“A nossa intenção está atingindo os objetivos. Tornar mais assíduos os que já freqüentam os parques e levar quem nunca foi. Números expressivos como o aumento de visitantes que aconteceu no próprio Jardim Botânico, em São Paulo, que saltou de 800 visitantes em um final de semana para seis mil nos finais de semana seguintes ao evento, aponta o êxito do projeto”, afirma a diretora da Pró Cultura.

Neste ano, o “Acorde para o Meio Ambiente” tem mais duas edições previstas: Campinas (julho) e novamente em São Paulo, no Parque Villa-Lobos (agosto).

JARDIM BOTÂNICO DE SÃO PAULO: com 360 mil m2 de área, o Jardim Botânico de São Paulo, é uma das mais importantes áreas verdes em espaço urbano no país. Maior laboratório vivo inserido em uma cidade, o Jardim Botânico está a apenas 20 km do maior centro financeiro de São Paulo, a Avenida Paulista. Inserido no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga com 575 hectares, possui inúmeras amostras da flora brasileira. Reconhecido e respeitado internacionalmente por possuir um quadro de mais de sessenta pesquisadores com mestrado e doutorado na área ambiental, possui o terceiro maior herbário do Brasil, cepas de fungos para descontaminação do solo, reservas de espécies em extinção, banco genético, enfim, uma infinidade de riquezas que são estudadas e preservadas. Possui raros e belos cenários naturais: um Orquidário que conta com cerca de 700 espécies, uma estufa que reproduz o ambiente da Mata Atlântica e outra destinada para exposições, o Jardim de Lineu, inspirado no Jardim Botânico de Uppsala – Suécia, o Lago dos Bugios e um lago com ninféias, digno do pintor Monet, são alguns dos atrativos pouco conhecidos pela população.

www.ibot.sp.gov.br

ORQUESTRA MAESTRO DIOGO PACHECO: iniciou suas atividades nos anos 80, contando com músicos integrantes das melhores orquestras de São Paulo. É formada por sessenta instrumentistas, sendo 32 cordas – violinos, violas, cellos e baixos; 24 instrumentistas e metais e quatro integrantes na parte rítmica. Entre suas apresentações de maior destaque está a realizada em 2000 na Catedral de Brasília, local onde nunca havia acontecido um evento deste tipo.

DIOGO PACHECO: especializado em grandes eventos ao ar livre, por todo o Brasil, o maestro Diogo Pacheco já regeu mais de mil concertos, levando a apresentação de orquestra sinfônica a cidades que jamais tinham assistido a um espetáculo deste tipo. Em 1960, venceu um concurso nos Estados Unidos. Posteriormente foi convidado pelo maestro Eleazar de Carvalho para ser seu assistente na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Manteve por dezoito anos um programa de música erudita na Rádio Eldorado, de São Paulo, e foi apresentador de programas na TV Cultura e na Rede Globo. No Theatro Municipal de São Paulo atuou como diretor artístico de temporadas líricas.

Ganhou diversos prêmios, entre eles o Prêmio Governador do Estado, em 1966, pela música do filme “Vereda da Salvação”, de Anselmo Duarte. Foi agraciado pelo presidente da República com o grau de Comendador pela Ordem do Mérito Cultural e com o Prêmio Eleazar de Carvalho, atribuído pela Ministério da Cultura.

Além de ser o fundador de mais de cinqüenta corais, o maestro Diogo Pacheco já atuou como regente em todas as principais orquestras sinfônicas do Brasil.

OFICINA DE MÚSICA UNIBES – WAL-MART: uma orquestra e um coral formados por oitenta crianças e adolescentes que participam deste programa de desenvolvimento e educação, recebendo aulas de musicalização, coral e orquestra. Sob a regência do maestro Antônio Baker, estas crianças apresentam no palco o resultado de uma parceria entre a Unibes (União Brasileiro-Israelita do Bem-Estar Social) e o Wal-Mart que utiliza a música como instrumento para o desenvolvimento pessoal, aumentando a auto-estima e a auto-valorização, proporcionando a inclusão social através da autonomia e da cidadania.

A Unibes surgiu em 1915, promovendo a integração social e o resgate de valores de cidadania junto a crianças e adolescentes.

O Wal-Mart Brasil tem como foco de suas atividades de responsabilidade social as crianças e adolescentes, melhorando a condição de vida e estabelecendo uma relação de parceria que gere bons frutos no futuro.

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO: criada em 86, suas atribuições se traduzem em uma tarefa gigantesca: preservar o que resta das áreas verdes que recobrem o Estado, gerenciar 700 quilômetros de litoral, administrar uma centena de unidades de conservação, proteger a fauna ameaçada, cuidar da qualidade do ar, das águas e do solo, promover a educação ambiental, combater processos de erosão, licenciar distritos industriais, fiscalizar desmatamentos, demarcar terras indígenas, avaliar impactos ambientais de novos empreendimentos, estimular o ecoturismo, utilizar os recursos naturais de forma a garantir que as gerações futuras também o possam fazer. Estão sob responsabilidade da Secretaria o Instituto Florestal, a CETESB e o CONSEMA.

PRÓ CULTURA MARKETING CULTURAL E EVENTOS: há dez anos no mercado, a agência de comunicação, cria e desenvolve projetos culturais, sociais e educacionais.

Especializada no fortalecimento de imagem de marca e produto por meio de planos de marketing cultural, social, ações promocionais e de relacionamento para empresas. Utiliza ferramentas como o marketing cultural, o marketing social e as mais variadas ações personalizadas para potencializar a imagem de empresas, a venda de produtos e o relacionamento com a comunidade interna e externa. Além disso, assessora Institutos e Fundações desde o seu nascimento, incluindo estatuto e missão, entre outros itens, até o desenvolvimento de formas de auto sustentabilidade. Atende produtores culturais para análise de viabilidade de negócio com ou sem leis de incentivo.

Atua com uma equipe de profissionais das áreas de marketing, publicidade e propaganda, relações públicas e promoção social, além de especialistas nas áreas tributária, fiscal e contábil.

“Acorde para o Meio Ambiente”

Data: 06/06/04

Horário: 10h30

Local: Jardim Botânico

Endereço: Avenida Miguel Estefano, 3031 – Portão I – Próximo ao Zoológico Municipal de São Paulo.

Apresentação: Orquestra do Maestro Diogo Pacheco

Ingresso: um quilo de alimento não perecível

Fone para informações: (11) 5096-1124

PRO CULTURA MARKETING CULTURAL E EVENTOS

www.proculturacomunicacao.com.br

fone: (11) 5096-1124

Informações para a imprensa:

Pellini Comunicação

e-mail: pellinicomunicacao@terra.com.br

Priscila Pellini

Fone: (11) 37350044/9092

Cel: (11) 8181-8420

Pellini Comunicação

Priscila Pellini

Tel: (11) 3735-0044

Cel: (11) 8181-8420

Keli

Tel: (11) 3735-9092

Voltar