26ª. BIENAL DE SÃO PAULO - Atenas-Pequim Uma Instalação Interativa de Harris Kondosphyris

 

26ª. BIENAL DE SÃO PAULO - Atenas-Pequim Uma Instalação

Interativa de Harris Kondosphyris

A REPRESENTAÇÃO OFICIAL DA GRÉCIA

NA 26a. BIENAL DE SÃO PAULO

25 DE SETEMBRO - 19 DEZEMBRO DE 2004

ATENAS, Grécia, 17 de setembro / PR Newswire -- - O artista Harris Kondosphyris representará a Grécia na 26a. Bienal de São Paulo, Brasil. A instalação interativa com o título Atenas - Pequim cuja curadora é Irini Savvani, será exibida no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, de 25 de setembro a 19 de dezembro de 2004. O tema da Bienal de São Paulo deste ano será "Território Livre".

Atenas-Pequim é uma instalação constituída de duas partes e que investiga assuntos básicos na comunicação e autoconhecimento humanos, explorando o tema da migração. O primeiro componente da instalação,A Arca do Migrante, é uma reminiscência do tradicional templo pagão chinês e mostra uma paisagem arquitetônica no nível da visão do horizonte do expectador. O seu surgimento do espaço e a aparição na luz dependem diretamente da sua própria sombra, escala e dimensão. A Arca do Migrante torna-se perceptível ao expectador por meio do "teatro de sombras", o qual projeta a paisagem dentro do espaço. Além dos seus complexos elementos visuais, a Arca do Migrante incorpora tanto o aroma como o som a fim de produzir uma experiência multisensorial. O Coração das Trevas, a segunda parte da instalação, é mais confrontante, apresentando ao seu expectador figuras humanas de tamanho natural, refletidas em lâminas de aço inoxidável com entalhes, rachaduras e emendas. Formando a contraparte da paisagem arquitetônica da Arca do Migrante, o Coração das Trevas obriga seu expectador a desfrutar da comunidade atual, multicultural e global.

Em colaboração com o músico greco-alemão Vassilis Kokkas, com o poeta greco-americano Panos Bosnakis e o biólogo greco-austríaco Orestes Davias, o artista Harris Kondosphyris cria pontos de encontro em comum para todos os estrangeiros, diferentes e semelhantes, que permanecem estrangeiros e emigrantes, da mesma maneira como as nossas identidades culturais, nossas superstições e nossos pontos de vista fazem sempre parte da nossa bagagem social e emocional.

Segundo a Curadora, Irini Savvani "O Harris Kondosphyris utiliza essencialmente fenômenos reais da vida grega, tais como o número cada vez maior de chineses que coexistem tranqüilamente com o resto da população, a fim de fazer um comentário irônico às imagens estereotipadas do ocidente em relação a outras civilizações diferentes das suas."

Haverá coletiva de imprensa no dia 22 de setembro às 10:00 no Pavilhão Ciccillo Matarazzo.

Sobre o Artista

Nascido em Lesvos, na Grécia, em 1965, Harris Kondosphyris estudou Cinema e Artes Plásticas na Faculdade Superior de Belas Artes de Atenas. Sua experiência em cinema influenciou fortemente e auxiliou nas suas instalações imersivas, que brincam com a perspectiva, o espaço e a dimensão. Kondosphyris participou de várias exposições pessoais ou coletivas na Grécia, bem como em muitos outros países da Europa. Suas obras também fazem parte de coleções de Belas Artes em Rethimno, na Grécia e no Museu de Arte Moderna da Macedônia em Tessalonika, na Grécia. Kondosphyris vive e trabalha em Atenas.

Sobre a Curadora

Irini Savvani, a curadora de Atenas-Pequim, é crítica e historiadora de arte. Suas obras têm sido publicadas em vários catálogos de exposições e outras publicações, incluindo The Art Magazine and Beaux-Arts Magazine. Irini Savvani fez a curadoria e participou na colaboração de exposições em Atenas, e atualmente está fazendo a curadoria da coleção de Belas Artes e objetos de arte na Biblioteca Nacional da Grécia. Formada pela Université de Paris I Pantheon-Sorbonne em História da Arte. Vive e trabalha em Atenas. Em 2003 tornou-se membro eleito do Conselho Administrativo da Association Internacionale des Critiques d'Art (Aica Internationale).

Sobre a Bienal de São Paulo

Fundada em 1951, a Bienal de São Paulo é ao mesmo tempo o mais antigo e importante evento cultural deste tipo no mundo. A Bienal, cujo curador é Alfons Hug, apresenta 140 artistas de 60 diferentes países. A Bienal deste ano tem como tema "Território Livre", traduzido para o inglês como "Image Smugglers in a Free Territory", originado no conceito da terra de ninguém, não só geograficamente, politicamente e socialmente falando, mas principalmente como um campo estético, onde a arte desafia as fronteiras da realidade. A exposição será realizada em três andares do Pavilhão Ciccillo Matarazzo, a casa de Fundação da Bienal em São Paulo, Brasil.

Para mais informações sobre a obra Atenas-Pequim, favor entrar em contato com o Departamento de Promoção de Arte Contemporânea do Ministério da Cultura na Grécia, no telefone +30 210 82 01 723 ou pelo Fax +30 210 82 01 726. (Sr. Spyros Makkas ou Sra. Ana Kalafataki), protocol@det.culture.gr.

Para obter imagens, entrevistas, uma biografia completa do artista, ou para mais informações, favor se reportar aos seguintes contatos:

Contados de Mídia: Grécia: Socratis Loupas, socratislps@yahoo.gr Tel : +30 693 47 73 101

Internacional: John Melick ou Antoine Vigne Blue Médium Tel.: +1 212-675-1800 Fax: +1 212-675-1800 E.mail: antoine@bluemedium.com john@bluemedium.com

Websites : www.harriskondosphyris.com www.culture.gr www.cultureguide.gr www.galerie3.gr www.cheapart.gr www.caviart.gr

Organização: Ministério grego da Cultura Secretaria Geral da Cultura Moderna/ Direção das Artes Plásticas/ Repartição para a promoção da arte contemporânea Rethymnou 1, 106 82 Atenas Tel. (+30) 210 82 01 723, fax (+30) 210 82 01 726 e-mail: protocol@det.culture.gr

Com a assistência do Consulado da Grécia em São Paulo

Curadora nacional: Irini Savvani savvani@hotmail.com

Artista plástico Harris Kondosphyris es0ptr0@otenet.gr

Para a obra Atenas-Pequim, colaboraram também: Vassilis Kokkas, compositor (www.vassilioskokkas.net.tc/kokkas@mail. com) Panos Bosnakis, poeta (bosnakis@otenet.gr) Orestes Davias, biólogo (kykeon@otenet.gr)

A participação da Grécia é acompanhada por um catálogo em três línguas (grego, inglês e português), que contém textos de:

Irini Savvani, historiadora e crítica de arte.

Harris Kondosphyris, artista visual.

Vassilis Kokkas, compositor.

Panos Bosnakis, poeta.

Orestes Davias, biólogo.

Kyriakos Katzourakis, pintor.

Manos Kornelakis, poeta.

Maria Vidali, arquiteta.

Maria Tsigara, Akis Tilemachou, arquiteta.

Athanassios Alexandridis, psiquiatra-psicoterapeuta

Georges Zamboulakis, realizador de teatro.

Kostis Dimitriou, matemático.

Eleni Tzirtzilaki, arquiteta.

Duração da mostra: de 25 de setembro a 19 de dezembro de 2004 Pavilhão Ciccillo Matarazzo Fundação Bienal, Portão 3, Parque do Ibirapuera, São Paulo www.bienalsaopaulo.org.br e-mail: bienal.imprensa@uol.com.br

Patrocinadores Kondellis / Zorbas & Zorbas / Elixir

Organização da mostra em Atenas Cheap Art (Giorgos Georgakopoulos Dimitris Georgakopoulos www.cheapart.gr) Fotografias: Giorgos Vitsaropoulos Giorgos Kondosphyris

Video Giorgos Kondosphyris

Aplicações gráficas Giorgos Vitsaropoulos

Catálogo: desegno grafico, direção de produção. Futura Publications

BNED: NG

FONTE: IRINI SAVVANI CONTATOS: IRINI SAVVANI TELS: 00 30 697 27 28 200 E-MAILS: savvani@hotmail.com

PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: FEIRAS&EVENTOS PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: 26ª. BIENAL DE SÃO PAULO

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar