Homenagem a meu amigo Cyro Aguiar

Brasília, 24 de setembro de 2004

HOMENAGEM A MEU AMIGO

CYRO AGUIAR, meu colega no Curso de Jornalismo (Faculdade Nacional de Filosofia, Universidade do Brasil, hoje, Universidade Federal do Rio de Janeiro), de 1963 a 1965.

 

Site pessoal de Cyro Aguiar:

www.cyroaguiar.com.br

Contatos para Shows:

show@cyroaguiar.com.br

tel. (11)3801-3007

Biografias

Cyro Aguiar

Cantor da Jovem Guarda, conhecido como o Pat Boone baiano, que iniciou a carreira em 1963, com a música Mona Lisa. Alcançou o sucesso com A Loucura das Garotas, dele e de Janete Adib, lançada em 1965, pelo selo Continental. Depois de gravar um lp - Inspiração (1965) - e com o fim da Jovem Guarda, trocou o rock pelo samba. No final dos anos setenta gravou o álbum Aos Músicos Brasileiros, com participação do guitarrista Sérgio Dias, dos Mutantes.

Senhor F - A Revista do Rock
Copyright©Fernando Rosa

Cyro Aguiar -
Ciro Mendes de Aguiar

 

Cant., comp. Salvador BA 9/12/1942-. Estudou canto com Mariah Costa, no Instituto de Música de Salvador, e ainda adolescente apresentava-se interpretando músicas de Hekel Tavares e Dorival Caymmi. Em 1961, depois de abandonar a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende RJ, ingressou na Rádio Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro RJ, onde se apresentou no programa Hoje é Dia de Rock, enquanto esperava ser contratado por uma gravadora. Trabalhou ainda como bancário e professor de violão. Em novembro de 1963 assinou contrato com a RCA, gravando sua composição Itaparica. Lançou mais dois discos pela RCA e, em seguida, transferiu-se para a Continental, onde gravou dois LPs e alguns compactos. Em 1970 estudou no Instituto Villa-Lobos, participando do seu coral, e no ano seguinte cantou no VI FIC, da TV Globo, Rio de Janeiro. Em 1972 atuou na ópera-rock Jesus Cristo superstar e gravou na Philips sua composição Asfalto falsificado, que fez algum sucesso. Transferiu-se para o Instituto Musical de São Paulo SP, onde concluiu o curso de educação artística em 1975. Seu maior sucesso foi Do you like samba, de 1973, satirizando o modismo de gravar pop-rock brasileiro em inglês. No início da década de 1990 foi lançada uma coletânea de suas primeiras gravações, o LP Cyro Aguiar - seus sucessos da Jovem Guarda. Em 1995 lançou disco novo: Cyro Aguiar no rock samba. Também gravou discos com o pseudônimo de Chris McClayton.

Enciclopédia da Música Brasileira: erudita, folclórica e popular. São Paulo, Art Ed., 1977. 3p.

O texto acima não representa a biografia completa do artista, mas sim, partes importantes de sua vida e carreira (site Revivendo Músicas-www.revivendomusicas.com.br)
 

Cyro Aguiar  (Ciro Mendes de Aguiar)

 

   9/12/1942  Salvador, BA
 

Cantor. Compositor. Foi aluno do Instituto de Música de Salvador. Estudou na Academia Militar das Agulhas Negras. Foi bancário e professor de violão. Começou a cantar quando adolescente. Estudou no Instituto Villa-Lobos e no Instituto Musical de São Paulo.

Em 1961 começou a cantar na Rádio Mayrink Veiga no Rio de Janeiro, apresentando-se no programa "Hoje é dia de rock". Em 1963 gravou o primeiro disco pela RCA. Em 1971 apresentou-se no VI Festival Internacional da Canção da Tv Globo. Em 1972 trabalhou no musical "Jesus Cristo Super Star". No mesmo ano registrou de sua autoria a composição "Asfalto falsificado". No ano seguinte gravou "Do you like samba", que se tornou seu maior sucesso. Em 1990 lançou a coletânea de sua gravações de começo da carreira. Em 1995 lançou CD no qual fazia uma mistura de rock e samba.
 

Asfalto falsificado Itaparica

   9/12/1942  Salvador, BA
 

Cyro Aguiar - (1963) RCA LP
Cyro Aguiar (1972) LP
Cyro Aguiar (1973) LP
Proporções (1977) LP
Cyro Aguiar-seus sucessos na Jovem Guarda (1990) LP
Cyro Aguiar no rock samba (1995) CD
 
  Muito comovida - e com saudade daqueles nossos tempos universitários quando convivíamos diariamente com o nosso grupo de amigos (além de assistirmos às aulas, almoçávamos, participávamos de eventos diversos e estudávamos juntos ) - reafirmo esta homenagem a Cyro Aguiar: um homem bondoso, humano, alegre, generoso, amigo e solidário, dotado de uma bela voz, enriquecida por sua imensa sensibilidade.

Theresa Catharina

AGRADECIMENTOS DE CYRO AGUIAR
De: "Cyro Aguiar"
Data: 17 dezembro/ 2004
Assunto: homenagem especial

Fiquei muito feliz e muito honrado, com a homenagem que você me prestou nos sites arteculturanews e notíciasculturais ..também me fez recordar aquele tempo de faculdade. Tenho muita saudade da nossa turma; foi um tempo muito bom.
Um grande abraço e que Deus a proteja!
Seu amigo,
Cyro

Voltar