RECUPERAÇÃO do  ACERVO  ARTÍSTICO do SENADO FEDERAL

Pinturas, tapeçarias e xilogravuras compõem o valioso acervo de obras de arte do Senado Federal, um autêntico tesouro cultural para o Brasil e o mundo.

Trabalhos de artistas renomados como Di Cavalcanti, Debret, Djanira, Carlos Scliar, Rebolo, Burle Marx, Aldemir Martins e Portinari - e de muitos outros - foram  recatalogados e restaurados. A edição de um livro sobre esse acervo, com capa de Oscar Niemeyer, vai assinalar a conclusão do projeto. As peças existentes  nas dependências do Senado foram identificadas. O especialista em arte, professor Moreira de Azevedo, atendeu à solicitação da Secretaria de Informação e Documentação do Senado Federal (SIDOC) e procedeu à  avaliação das obras.

São mais ou menos 370 peças: pinturas (a maior parte), gravuras, tapeçarias e xilogravuras. Visando colocar esse acervo de obras de arte à apreciação do público, exibindo-as nas Alas Nilo Coelho e Alexandre Costa, o diretor da Secretaria de Informação e Documentação do Senado Federal (SIDOC)), Paulo Afonso Lustosa de Oliveira, esclareceu que nos gabinetes ficariam somente cópias.

"A maior parte do acervo foi reunida durante a presidência do senador Petrônio Portella (1973/74)", informou Paulo Afonso, que também lembrou as muitas doações feitas pelo senador gaúcho Guido Mondin.

O diretor da Secretaria de Informação e Documentação confirmou, ainda, que o maior interesse da Secretaria é promover a divulgação permanente desse valioso acervo , por meio da Internet e do CD-ROM que será lançado, muito em breve, registrando todas as obras de arte pertencentes ao Senado e, portanto, ao povo brasileiro.

 

 Theresa Catharina de Góes Campos

Brasília, 27 de setembro de 2001.