A TRAJETÓRIA DOS PREMIADOS COM O OSCAR 2002

Com o passar do tempo, comprovamos que  a cerimônia do Oscar 2002 deu início a um processo de apreciação direcionado aos filmes selecionados e premiados, nas diversas categorias, além de empatia com as  homenagens prestadas a personalidades da indústria cinematográfica que se destacaram por seus trabalhos. A dinâmica dessa premiação começou, na verdade, com os prêmios Globo de Ouro, concedidos pelos votos dos jornalistas estrangeiros nos EUA, cuja opinião já indicava, como sempre ocorre, alguns favoritos. Sabemos que o Festival de Berlim (Urso de Ouro, Urso de Prata)  tem parâmetros menos comerciais. E que as mostras, seleções e premiações do Festival de Cannes também são orientadas por características de um certame com programação, estrutura  e características específicas.

Quando a mídia divulga esses prêmios, a platéia universal direciona seus interesses como espectadores, assim contribuindo para que a indústria cinematográfica seja beneficiada com os lucros advindos da presença dessas pessoas cuja curiosidade foi aguçada, sobretudo, pelo Oscar, cada vez mais conhecido e influente porque o público televisivo alcança números impressionantes, a cada ano.

A trajetória do Oscar 2002  demonstra o dinamismo que atrai a preferência do público.
Alguns aspectos dos filmes e seus elencos e equipes técnicas passariam desapercebidos, não tivessem sido premiados, crescendo aos olhos da crítica especializada e  das platéias.

Uma mente brilhante

Dramatização biográfica do matemático esquizofrênico John Nash (Prêmio Nobel em 1994), "Uma Mente Brilhante" conquistou 4 Oscar (melhor filme; melhor diretor - Ron Howard ; melhor roteiro adaptado - para o livro de Akiva Goldsman; e melhor atriz coadjuvante - para a talentosa beldade Jennifer Connelly). As críticas negativas , anteriores à premiação, praticamente desapareceram, depois dessa vitória. A campanha agressiva contra  o filme e o seu protagonista - Russell Crowe- sumiu, na verdade, dos periódicos e da mídia nas emissoras de rádio e tv.

Os valores de conteúdo de "Uma Mente Brilhante" são os meus destaques: a colaboração na teoria dos jogos, o que não prejudica nenhuma das partes, porque é do interesse de todos agir pelo bem comum; o controle da esquizofrenia, impedindo que o doente fique improdutivo como ser humano; a força do amor, o empenho do coração, para transformarem os obstáculos insuperáveis em dificuldades vencidas com obstinação redentora.

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

Considerando-se o cinema, esteticamente, como a arte da fotografia, premiada com o Oscar 2002 em "O Senhor dos Anéis: A sociedade do Anel", a nossa sensibilidade visual aprecia, enlevada, os cenários naturais, os travellings, as panorâmicas horizontais e verticais que narram a história lendária de personagens humanos e míticos,  envolvidos com uma jóia capaz de enfeitiçar as pessoas,  tornando-as escravas do poder, amesquinhando-as por sua ambição desmedida.

O filme recebeu mais três estatuetas: Oscar de Melhor Maquiagem (mostrou qualidade semelhante à do trabalho encontrado nos filmes europeus, especialmente os franceses); Melhores Efeitos Visuais (concorreu com "Inteligência Artificial" e "Pearl Harbor"); e Melhor Trilha Sonora Original (aliás, deveria ter vencido, também, o Oscar de Melhor Canção...).

Moulin Rouge

O musical "Moulin Rouge", drama romântico em que Nicole  Kidman surpreende, dançando e cantando com muita desenvoltura, conquistou, com justiça, os Oscar de Figurino e Direção de Arte.

A reconstituição de época, bem como os cenários parisienses típicos, contribuíram, juntamente com os adereços e a maquiagem, para ambientar plasticamente a história de amor entre uma prostituta e um jovem escritor, tão idealista quanto apaixonado. Em algumas cenas do filme, efeitos especiais e uma fotografia dinâmica, enriquecida por cores, nuanças e detalhes, numa iluminação enriquecida por filtros, explodem num visual artístico. Como se estivéssemos assistindo a uma sucessão de quadros e cartazes do "Moulin Rouge", conduzidos pela visão de Toulouse-Lautrec.

Falcão Negro em Perigo

Concorrendo com "Uma Mente Brilhante", "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel", "Amnésia"e "Moulin Rouge", o violentíssimo drama de guerra de Ridley Scott - "Falcão Negro em Perigo" conseguiu sair da cerimônia com o Oscar 2002 de Melhor Montagem. Ganhou, ainda, o Oscar de Melhores Efeitos Sonoros (nesta categoria, estavam selecionados: "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", "O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel", "Moulin Rouge" e "Pearl Harbor"(este, Oscar de Melhor Edição de Som, derrotando, merecidamente, o seu concorrente único - "Monstros S.A.) .

À primeira vista, poderíamos discutir bastante sobre essas duas estatuetas, lembrando, inclusive, as dificuldades para a montagem e os efeitos sonoros de obras como os outros candidatos aos prêmios (em ambas as categorias). Analisando, entretanto, os cenários, o roteiro, a temática de "Falcão Negro em Perigo" e o grande número de atores envolvidos nessa produção, acreditamos que realmente não foi nada fácil realizar um trabalho de montagem e de efeitos sonoros com a qualidade encontrada no filme vencedor.

Denzel Washington : Melhor Ator

Uma vitória celebrada com entusiasmo, pois Denzel Washington ("Dia de Treinamento") precisou vencer colegas/competidores de valor já reconhecido, como Sean Penn ("Uma lição de amor"), Tom Wilkinson ("Entre Quatro Paredes") e Russell Crowe ( Oscar 2001 por "O Gladiador"), o protagonista de "Uma Mente Brilhante". Além de Will Smith, em "Ali".

Na verdade, muitas pessoas sofreram, como eu, grande desapontamento, quando Denzel Washington não ganhou o Oscar, por sua interpretação num filme pungente: "Hurricane - O Furacão"  (1999), obra pela qual recebeu o Globo de Ouro, na categoria Drama, e  bem superior a "Dia de Treinamento" .

Em 1987, ele recebeu o Oscar ( e o Globo de Ouro) de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em "Tempo de Glória", um épico sobre a tragédia da Guerra de Secessão. No mesmo ano, também foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante com "Um Grito de Liberdade" (filme - uma história verídica - que recomendo a todos!).

Melhor Atriz: Halle Berry

Com a sua interpretação em "A Última Ceia", Halle Berry   surpreendeu, conseguindo vencer as suas concorrentes: Nicole Kidman ("Moulin Rouge") e  a sempre excelente Sissy Spacek ("Entre Quatro Paredes"), além de Renée Zellweger ("O Diário de Bridget Jones").

O filme que deu o Oscar 2002 a Halle Berry é um drama contemporâneo sobre temas de impacto, plenos de controvérsias: o racismo; a pena de morte e o sistema penitenciário; pobreza, machismo, conflitos familiares e sociais. E também, sobre a solidão nas relações sexuais no contexto da prostituição. Com cenas muito fortes, cruas e chocantes, de violência e sexo, assim como diálogos preconceituosos, "A Última Ceia"  traz para o público adulto uma história em que os protagonistas aprendem a viver, com realismo e amor, uma vida mais humana, justa e solidária. Uma obra com essa perspectiva merece ser vista!

A experiência de Jim Broadbent

Intérprete experiente em papel que exigiu muito de suas qualidades, Jim Broadbent ganhou com "Íris" o  Oscar 2002 de Melhor Ator Coadjuvante. A complexidade de seu personagem, intelectualmente, nas emoções e nas características físicas, permitiu que ele se destacasse, mesmo diante de artistas concorrentes como Ethan Hawke ("Dia de Treinamento"), Ben Kingsley ("Sexy Beast"), Ian McKellen ("O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel"_e Jon Voight ("Ali").

Shrek  leva o Oscar de Melhor Filme de Animação!

A originalidade dos personagens e os elementos inteligentes da história determinaram, com seu nível excelente de forma e conteúdo, a vitória de "Shrek", apesar da criatividade dos outros candidatos: "Jimmy Nêutron" - o menino inventor que vai salvar seus pais seqüestrados -   e "Monstros S/A" (vencedor do Oscar de Melhor Canção: "If I didn't have you" - de Randy Newman), filmes em que os adultos, acompanhando seus filhos, também se divertem. O que ocorre, igualmente, com o público juvenil e adulto, que sabem apreciar o enredo, a técnica e o dinamismo do roteiro.

"Shrek" levou 5 anos para ser concluído, envolvendo o trabalho de 500 (quinhentas!) pessoas.  John Williams mostrou o livro aos produtores, tal a sua convicção de que seria um ótimo filme de animação. Em "Shrek", tudo que parece, não é... Precisamos acompanhar o desenvolvimento da história, os diálogos dos personagens, participar da aventura, para compreender o que está acontecendo...e como será a conclusão da história, encantadora e surpreendente.

Oscar de Melhor Curta de Animação, "The Birds"  ("Os pássaros") acompanha "Monstros S/A". Exibido antes, revela como os grupos resistem à idéia de cooperar com o "forasteiro", o ser "diferente".  E se dão mal com isso!

Oscar de Melhor Roteiro Original

"Assassinato em Gosford Park"  recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Original, de Julian Fellowes, superando os outros selecionados: "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", "Amnésia", "A Última Ceia" e "Os Excêntricos Tenenbaums".

Dirigida com eficiência e talento por Robert Altman, "Assassinato em Gosford Park "é uma co-produção - Itália/Alemanha/EUA/Inglaterra - valorizada por seu elenco (Michael Gambon, Kristin Scott Thomas e Jeremy Northam, entre muitos atores que recomendam qualquer  filme).  Uma festa em grande estilo, realizada em magnífica propriedade rural, expõe a vida dos anfitriões e seus convidados, integrantes de uma lista diversificada. São patrões e criados em mistura de gerações, classes sociais, vivendo histórias pessoais, relembrando suas mágoas e seus projetos frustrados.

Terra de Ninguém: Melhor Filme Estrangeiro

Drama de guerra com temas e personagens atualíssimos, "Terra de Ninguém "(No Man's Land - de Danis Tanovic), é uma co-produção: França/Itália/Reino Unido/Slovênia.

Aos momentos de ação e suspense intercalam-se diálogos e situações de humor negro, cenas em que a tragédia, de tão absurda, quase inacreditável, mas real, provoca risos de nervosismo na platéia.

"Durante o conflito da Bósnia, em 1993, dois soldados, um bósnio e outro sérvio, encontram-se ilhados entre linhas inimigas na chamada terra de ninguém."

As tropas das Nações Unidas, seguindo as  determinações de seus comandantes, têm uma presença apenas de fachada, recusando-se a fazer intervenções. Os jornalistas da imprensa internacional, ávidos por notícias e fama, recebem ordens de seus chefes no sentido de ousar cada vez mais, não importando a gravidade da situação ou os riscos a que expõem a si mesmos e a outros participantes dessas ações insanas da guerra. Mesmo diante da morte e dos conflitos, a preocupação da mídia revela-se em uma pergunta imediata e constante:

- Conseguiu filmar?

Melhor Documentário denuncia racismo

"Murder on a Sunday Morning"  (Assassinato em uma Manhã de Domingo) foi realizado com o objetivo explícito de denunciar os preconceitos raciais que, de imediato, acusam como autor de um crime uma pessoa cujo único "flagrante policial " seria a cor de sua pele, na hora e nas proximidades do assassinato.

O filme austríaco "The Accountant" ( O Contabilista) recebeu o Oscar  de Melhor Curta de Ação.

"Thoth" foi premiado com o Oscar de Melhor Documentário em Curta-Metragem.

Homenagens muito especiais

Na cerimônia do Oscar 2002, Edmund  M. Di Giulio  recebeu o Prêmio Gordon E. Sawyer.

Ao  diretor Arthur Hiller foi concedido o Prêmio Humanitário Jean Hersholt, ressaltando-se a sua dedicação a obras e causas beneficentes.

Sidney Poitier recebeu um Oscar pelo conjunto de sua obra, como ator e diretor. A homenagem ressaltou que ele abriu caminho para os artistas negros atuarem no cinema. Foi elogiado, também, por suas qualidades de caráter.

O ator e diretor Robert Redford recebeu, igualmente, um Oscar por seus filmes e, ainda, pelo apoio que dá ao cinema independente, no seu Sundance Festival.

Theresa Catharina de Góes Campos