EM DEFESA DAS TERAPIAS ALTERNATIVAS

Zaquie Meredith

Resposta à "Veja"

SOBRE TERAPIAS ALTERNATIVAS.

A impressão que eu tenho é que Veja gosta de publicar qualquer coisa que provoque a reação das pessoas, mesmo que negativa.Espero pelo menos, que ela volte a ser fiel na sua primeira intenção,que foi a de ser uma revista séria,e proponho que ela publique esta carta na sua íntegra.

Como socióloga, eu,Zaquie Meredith, e Terapeuta Holística (crt33406) formada nos EUA depois de 4 anos de estudo sobre o campo de energia humana, colunista na área de saúde e terapias alternativas,de um respeitado Jornal de Brasília, devo dizer que muito me entristece ler uma reportagem tão fútil e superficial como essa.

A moça parece que pouco se deu ao trabalho de fazer uma pesquisa séria. A sua intenção está mais para "jogar pedras" para tudo quanto é lado e ver o que acontece. Então, neste caso, Daniela, vamos às suas pedras. 

Em primeiro lugar, as Terapias Alternativas nunca tiveram a intenção, conforme sua autora implicou, de substituir a Medicina Tradicional. Ela é, como diz o nome, alternativa ou complementar. O que ela propõe, é a volta do auto conhecimento do ser humano e um pouco mais de autonomia sobre ocorpo e pensamento, levando, muitas vezes à cura, senão direta mas indireta.

Eu mesma faço exames médicos - de rotina e, quando necessários - por prevenção,complementar à minha consciência, que é cada vez maior,do meu corpo e dos meus incômodos.Sei hoje distinguir uma alergia de um aborrecimento e não preciso de doses de antibióticos para me curar.Não vou ao médico para que este me diga o que devo fazer com o meu incômodo. Eu me olho primeiro, me conheço pelo corpo,para só depois buscar ajuda do médico.Esta é a diferença. E é isso que estamos tentando fazer:conscientizar o paciente.Porém ,hoje, a industria farmacêutica multi trilionária parece estar mais interessada nos medicamentos,nos exames do que em promover uma consciência do paciente para a sua cura. E é disso que reclamamos.

Quando eu tenho um cliente queixoso, ou quando eu noto alguma coisa mais séria,eu sempre peço exames médicos e também peço que ele, complementarmente ao meu tratamento, busque um médico. Tenho advogados, políticos,donas de casas, adolescentes, e até médicos como clientes que buscam uma maneira de se conhecerem melhor para que assim possam então,entender como funciona o seu corpo/mente/consciência/saúde/doença.E com excelentes resultados! Minha formação de 4 anos me possibilita ser uma intermediária na ponte do paciente com o seu auto conhecimento, e, portanto, cura.Este é o objetivo das Terapias Alternativas, sequer mencionado pela moça, que acredito, ser uma profissional, mas fica realmente uma grande dúvida.

A moça nos fala que massagistas garantem dar um fim à dor da coluna com um ar jocoso.Porém, conheço muitas pessoas que passaram por ortopedistas sem também nunca terem sequer encontrado a sua dor de coluna.

Lembro-a de que a acupuntura,foi somente reconhecida pela Associação de Medicina, há pouco tempo e por isso ela a respeita,mas que, foi rejeitada veementemente e totalmente ridicularizada pelos médicos até então.Interessante também que Freud tratava seus pacientes com heroína para depois descobrir que este não era o tratamento "adequado". Então não somos todos seres humanos?

Daniela com sua inexperiência menciona Florais de Bach , mas não se deu ao trabalho de pesquisar que o Dr. Bach,fora um médico reconhecido na Inglaterra que nunca propôs curar câncer nenhum? .Ele apenas descobriu flores silvestres que podem levar a um equilíbrio energético. Assim como o chá de camomila que acalma, por exemplo. (simples paralelo).Dr. Bach nunca propôs uma substituição, já que ele próprio era médico.Pelo contrário, sua contribuição foi séria e científica e deve ser reconhecida por todos, inclusive seus colegas. Na Inglaterra o é.Por que no Brasil não seria?

O Reiki também não tem a intenção de curar doenças sérias.É apenas uma carga de energia espiritual (Isto é, uma abertura para o lado espiritual do ser humano e não religioso) através de técnicas de imposição de mãos, descobertas há muito anos no Tibete, Índia, etc e que faz com que a pessoa se sensibilize mais em relação a sua pessoa e males. Podendo portanto, levar a cura ou até a outras buscas.Neste caso, devemos então indagar de todas as filosofias orientais? Por que não foram mencionadas pela Daniela?

Que absurdo é dizer que o grande perigo da medicina alternativa é mascarar doenças graves, pois se é justamente o contrário! Que conceito mais antiquado,o da moça!A Alternativa ou Complementar procura fazer do seu paciente o responsável pela doença no sentido de que a doença não "cai do céu" e nem é "desligada" do paciente.O paciente é responsável pela mesma.Eu pediria que esta moça lesse o livro "A Doença como Caminho" de 2 médicos reconhecidos na Alemanha que promovem o auto conhecimento como uma maneira alternativa de se curar, senão a única. E, este é o único lema das alternativas. E veja só, foi escrito por 2 médicos!

Talvez os médicos tenham receio de estar perdendo o controle dos pacientes? Mas não! Precisamos dos médicos também.Só que os seres humanos necessitam se conhecerem mais, necessitam se redescobrirem e aceitarem a sua capacidade de auto cura, de prevenção. É nisto que baseamos nossas terapias.Cristais, cores, foram todos usados antes de Cristo! Estamos apenas redescobrindo-as.

Daniela deveria ter lido e pesquisado melhor antes de escrever tanta baboseira. Recomendo portanto pesquisadores e cientistas que levaram anos estudando a medicina alternativa. Que tal um pouco de respeito por eles?: Harold Burr, Fritjof Capra, Paracelso, Anton Mesmer, W. Kilner, Pitágoras, W. Reich, L. Ravitz, Robert Becker, M. Faraway, J. Clerk, Bell, Valery Petukov, Barbara Brennan, Valery Hunt, etc. etc. Também recomendo a Jornalista Americana Diane Goldner com seu livro "Infinite Grace"(não traduzido) que saiu por aí investigando, cientificamente, as Terapias Alternativas. Certamente Daniela precisaria aprender com esta jornalista, que fez um excelente trabalho sem menosprezar nenhuma das medicinas.

Certo é que há charlatães.Mas o que me diz do médico que matou 4 ou 5 pacientes nas suas cirurgias plásticas recentemente? Charlatães há por todo lado.

Felizmente uma reportagem dessa não poderá nunca derrubar o fato de que as pessoas estão tomando consciência, cada vez maior,de que o poder não está somente nas mãos dos médicos, hospitais, exames e sim delas mesmas.Chegará o dia em que ambas as medicinas, a alternativa e a tradicional, se unirão para o bem do ser humano sem ter que disputá-lo. E, espero, já não teremos jornalistas tão mal informadas assim como Daniela.

Sra.Zaquie Meredith, socióloga

Terapeuta Holística crt 33406

Formada em Terapia Mãos de Luz, Barbara Brennan USA

4 anos de estudo nos EUA.

zmeredith@brturbo.com

www.zaquiemeredith.pro.br

Colunista Jornal da Comunidade, Viva Melhor

Brasília, DF.