Mamografia digital  - O mais novo procedimento para
o diagnóstico precoce do Câncer de Mama

Chegou a Santa Catarina o sétimo mamógrafo digital no Brasil - o Senographe 2000D, da GE Medical Systems. Aproveite para fazer o seu exame de prevenção de câncer de mamas. Estudos norte-americanos mostram que o diagnóstico precoce diminui em mais de 30% a taxa de mortalidade das pacientes. O novo aparelho detecta as doenças da mama ainda em uma fase prematura. Vamos baixar os índices de mortalidade de pacientes. 

A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. Homens e mulheres podem desenvolver câncer de mama. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas antes até que o paciente ou médico possam notá-las ou apalpá-las. De acordo com o FDA, órgão americano de vigilância sanitária, a mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes de ele ser palpável. A mamografia é, ainda, o mais eficaz método de diagnóstico para a detecção de câncer de mama, sendo ele precoce e a remoção do tumor na fase inicial a estratégia mais eficiente na redução da taxa de mortalidade das pacientes.

Um dos recentes avanços da mamografia é a MAMOGRAFIA DIGITAL (computadorizada). A mamografia digital se assemelha a convencional por usar raios x na produção das imagens porém o sistema é equipado com receptor digital e um computador ao invés de um filme cassete. Na mamografia convencional as imagens são gravadas em filme. O filme é revisado pelo radiologista no negastoscópio. Com mamografia digital, a imagem mamográfica é capturada por um detector eletrônico especial de raios X o qual converte a imagem numa foto digital e pode ser revisado no monitor do computador. O radiologista pode alterar a magnificação, orientação, brilho, contraste através do computador para verificar melhor áreas da mama. A mamografia convencional demora de 30 minutos a uma hora para a obtenção do diagnóstico. Quando a imagem não é satisfatória o exame tem que ser refeito e a mulher expor-se a nova carga de radiação. Na mamografia digital os procedimentos são os mesmos, a mulher fica de pé, a pressão sobre o seio continua e segundo os médicos necessária para a superposição de tecidos e descobrir nódulos minúsculos e, em seguida um dispositivo eletrônico grava as imagens geradas pelo raio X, apenas 15 segundos após a exposição. Os procedimentos são mais rápidos e a paciente recebe menor dose de raios X com maior qualidade diagnóstica, com menor número de repetições de exposições durante um exame.

Como no caso do câncer da próstata entre homens, observou-se um aumento considerável da taxa de mortalidade por câncer de mama entre mulheres, de 1979 a 1998, passando de 5,77/100.000 a 9,70/100.000, correspondendo a uma variação percentual relativa de 68%. Os números de óbitos e de casos novos esperados para o ano 2001, na população feminina, são, respectivamente, 8.670 e 31.590. Estes números esperados correspondem a taxas brutas de mortalidade e incidência de 9,99/100.000 e 36,47/100.000, respectivamente. - Comentário: Analogamente ao observado na população mundial (Pisani, 1999 e Ferlay, 1998), o câncer de mama continua a ser a primeira causa de mortalidade por câncer entre as mulheres brasileiras. O aumento temporal observado de 1979 a 1998 é compatível com a crescente urbanização da população brasileira, o que, provavelmente, levou ao aumento da prevalência da exposição a fatores de risco de câncer de mama, como, por exemplo, a primeira gravidez em idade tardia. Dados no site:
http://www.inca.org.br/epidemiologia/estimativa2001/brasil.html)

A Mamografia Digital poderá ser realizada em locais já certificados para a realização da mamografia convencional. Veja os locais de exames no Brasil. Alphasonic - Curitiba / Cepem - Rio de Janeiro / Clinica Beroaldo Jurema - Fortaleza / Clinica Lucilo Maranhão - Recife / Clinica Menezes da Costa - Rio de Janeiro / Clinica Villa Boas - Brasilia / Radiologia Clinica Campinas - Campinas / Sidi - Porto Alegre / Sonitec - Florianópolis / Sonolayer - Guarulhos.