A corrente do capim

Agnes Marta Pimentel Altmann

Quem nunca teve a "sorte" de receber alguma corrente e, pego de surpresa, não tenha ficado apavorado com as desgraças que poderiam lhe acontecer dali em diante, caso descumprisse a "ordem" de mandar em frente, seja lá o que fosse e para quem fosse?... - Como tem corrente espalhada por esse mundo afora!... "Corrente do amor", "corrente da sorte", "corrente da felicidade", e o que é pior, das desgraças também.

Muitos há que apressadamente se acorrentam, e sem perceberem bem o conteúdo sentimental, emocional, ideológico, político, espiritualista, "behaviorista" ou intimidativo da tal corrente.

Pois então, por que não esta salutar corrente do capim? - O capim faz bem à saúde!  Muitos talvez nem saibam disso... Contudo basta observar a natureza para sentir os efeitos benéficos dessa corrente naturista alimentar nutricionista, fonte de energia para manter vivos diversas espécies animárias. Não se trata de ser ou não herbívorista. O capim, forragem universal, vegetal nacional de nome tupi caa-pii, não se confunde, como convém lembrar, com rebocos de escassa consistência, feito de areia e cimento, utilizado em construções residenciais urbanas... muito parecido com as paredes importadas draiwall, que facilita ouvir  as conversas  dos vizinhos.

Popularmente é 'dito de uso corrente' em cançoneta que "quem quiser comer de graça que vá comer capim"...  Pois sim... Essa 'opinião corrente' não deve ser tomada como 'fato corrente'. Hoje nem capim mais é de graça!... Se não tiver 'moeda corrente', correntista ou  não, até para se comer capim tem-se mesmo que pagar o 'preço corrente',  pertencente se for, além do mais, à corrente do 'ser vegetariano',  contraposta à comunidade-bebedouro dos "cervegetarianos"...  Correntes...  esse hábito indissolúvel da 'obediência sistemática', inconsciente, condicionada, articulada, "unificada", impositiva, além das fronteiras do pornô global, do alto, médio ou baixo astral...

A corrente do capim é mesmo uma verdadeira corrente.  Ultrapassa qualquer corrente elétrica, marinha, de ar, do mar ou  estelar. Porém, como toda corrente, descumprir "atrai" toda sortede 'má sorte', sobretudo se for pertencente à comunidade dos "amigos" comerciais ou não da 'fraternidade internaútica' dos inlanders, highlanders e outlanders ...

Capim é remédio, acredite se quiser! E mesmo que não acredite  como acorrentado precisa enviá-la para cinqüenta pessoas no prazo de  quarenta e oito horas!... Do contrário, nem queira saber dos efeitos  negativos sobre quem 'quebra corrente', estando ou não no perfeito juízo  obedeça "mandando em frente", pois uma corrente a mais ou a menos não faz diferença... Não custa nada, pior era antigamente, penoso mesmo ? Além  de ter de interromper todos os afazeres  para datilografar "catando  milho"  todas as cópias, uma de cada vez,  se não tivesse papel carbono nem máquina xerox, e ao final assumir as conseqüências por  devolver, toda emperrada, a máquina de escrever emprestada, comprada com sacrifício, seja lá de quem fosse, do pai, da mãe ou até do  vizinho, não tendo estes nada a ver com a sua corrente!... Isso sim, é que era se ver "acorrentado"!...

A corrente do capim supre muitas carências, não apenas  nutricionais, e independe das nossas origens étnológicas, culturais,  tendenciosas, regionais, religionais. Ademais, há capim de toda ordem, à  escolha do freguês, segundo suas inclinações, necessidades, qualidades, preferências de sabores, fins terapêuticos, fazendários ou simplesmente decorativos, só para enfeitar a paisagem. A corrente ora em questão só há de causar dois tipos de reação adversa: de duas, uma: ou vai se fartar de correntes, ou nunca mais vai querer saber de capim. Contudo, o melhor efeito desejado é que todos se sintam definitivamente acorrentados e, quem sabe, esta corrente sirva ao menos para alertar: "não pise na  grama" ou coma capim, mas sem fazer alarde para  que nem  os ecologistas nem  os horto cultivadores não saibam, do contrário além da polêmica, o preço vai aumentar...

"Pedagogicamente" agrupam-se aqui os capins sem uma ordem muito precisa. Basta saber o tipo de capim desejado e mandar em frente a  corrente... A natureza vai recompensar pela escolha 'pondo ou não a capim' o capim selecionado.

Capim-de-são-paulo, capim-do-araguaia, capim-de-pernambuco,  capim-do-pará, capim-dos-pampas, capim-guatemala,  capim-guiné,capim-de-angola, capim-do-egito, Capim-Grosso e  capim-grossense (Ba).

Capim-mimoso, capim-fino, capim-de-seda, capim-rei, capim-da-corte,capim-de-cheiro, capim-cheiroso, capim-cidreira; capim-cati, capim-catinga, capim-catingueiro.

Capim-flecha, capim-flechinha, capim-forquilha, capim-frecha,  capim-cortante, capim-cola-de-zorro, capim-sanguinário;  capim-treme-treme!...

Capim-santo, capim-de-nossa-senhora,  capim-lágrima-de-nossa-senhora, capim-rosário, capim-de-frei-luis;  capim-roseta.

Capim-grama, capim-das-hortas, capim-de-planta, capim-bambú,  capim-bambuzinho, capim-touceira, capim-canutão, capim-cidrilho,  capim-andrequicé, capim-calandrini, capim-mururu, capim-paratubá,  capim-meruquiá, capim-lanudo, capim-jaçapé, capim-jaú, capim-sapé;  capim-vétiver, capim-membeca, capim-napier, capim-trapoeraba,  capim-jaraguá, capim-taquari.

Capim-chatinho.

Capim-mole, capim-gordo, capim-gordura, capim-meloso,  capim-melado, capim-meladinho, capim-marmelada; capim amargoso,  capim-de-feixe, capim-gomoso, capim-de-bolota.

Capim-de-contas, capim-de-lastro, capim-provisório,  capim-de-soca.

Capim-andacáa, capim-de-andar, capim-da-colônia,  capim-colonião, capim-da-cidade, capim-da-roça, capim-da-praia,  capim-balça, capim-esteira, capim-marinho; capim-do-seco, capim-d'água.

Capim-bobó, capim-de-burro, capim-rabo-de-burro,  capim-burrão, capim-de-cavalo, capim-de-bezerro,  capim-de-cabra,  capim-de-bode, capim-barba-de-bode, capim-de-pé-de-galinha,  capim-de-pé-de-papagaio, capim-milhã-de-pé-de-galo, capim-rabo-de-boi,  capim-rabo-de-gato, capim-rabo-de-raposa, capim-cauda-de-raposa,  capim-de-elefante; capim-de-marreca, capim-de-passarinho.

Capim-branco, capim-branquense (MG), capim-azul,  capim-amarelo, capim-vermelho, capim-cabelo-de-negro.

Capim-milhã, capim-milhã-digitada, capim-milhã maior,  capim-milhão, capim-manga, capim-limão, capim-gengibre, capim-cevada, capim-arroz, capim-de-trigo, capim-açú, capim-agreste.

Capim-vassoura... Mas parece que ainda está faltando capim!...  Muitos nunca estão satisfeitos com o capim que escolheram; vivem  de olho no capim do vizinho, achando que é mais verdinho do que o seu... É sempre aquela velha estória, depois de cultivado e regadologo  aparece quem queira pastar no seu gramado, achando que não se penou
nada  na vida até encontrar o capim apropriado para nutrir a sua "boiada"!... Tem capim de sobra pra  escolher, mas a persistirem  acorrentados ainda insatisfeitos,  falta de afinidades com o "ramo da pecuária", então, porque não vão plantar batata?...

Agnes  Altmann
Mestrado Relações Internacionais/Direito Aeronaútico e  Espacial