PROPRIEDADES DE UMA FRUTA: A BANANA

Se deseja uma solução rápida para baixos níveis de energia,  não há melhor  lanche que a banana. Contendo 3 açúcares naturais: sacarose, frutose e  glicose, combinados com fibra, a banana dá uma instantânea e substancial  elevação da energia. Pesquisas provam que apenas 2 banana s fornecem energia suficiente para 90 minutos de exercícios extenuantes. Não é a toa que a banana é a fruta nº 1 dos maiores atletas do mundo. Mas energia não é a única  forma de ajudá-lo(a) a ficar em forma. A banana também ajuda a curar  ou prevenir  um grande nº de doenças e condições físicas, que a tornam obrigatória na sua  dieta diária.

  Anemia:  contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobulina no sangue e  ajudam nos casos de anemia. Pressão arterial: contém elevadíssimo teor de  potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão  alta. Tanto que a FDA (agência responsável pelo controle de alimentos e  remédios) dos EUA
autorizou a indústria de banana a oficialmente informar sua habilidade de reduzir o risco de pressão alta e infarto.

Capacidade mental: 200 estudantes de uma escola em Twickenham Middlesex) tiveram ajuda da  banana (na café da manhã, lanche e almoço), para elevar sua capacidade mental.  Pesquisa mostra que frutas com elevado teor de potássio ajudam alunos a aprender  e manter-se mais alerta.

Constipação:  com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as  funções intestinais, superando o problema, sem recorrer a laxantes.

Depressão: de  acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de  depressão, muitas se sentiram melhor após uma dieta rica em bananas. Isto porque  a banana contém "trypotophan", um tipo de proteína que o organismo converte em  seratonina, reconhecida por relaxar, melhorar o humor e, de modo geral, aumentar  a sensação de bem-estar.

Ressaca: uma  das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer um a vitamina de banana com  leite e mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel, eleva o baixo  nível de açúcar, enquanto o leite suaviza e rehidrata o sistema.

Azia: elas têm  efeito antiácido natural. Se você sofre de azia, experimente comer uma banana  para aliviar-se.

Enjôo matinal: comer uma banana entre as refeições  ajuda a manter o nível de açúcar no sangue elevado e evita as  náuseas.

Picada de mosquito: antes de usar remédios, experimente esfregar a parte interna na casaca  da banana na região afetada. Muitas pessoas têm resultados excelentes em reduzir  o inchaço e a irritação.

Nervos: elas  contêm elevado teor de vitamina B, que ajuda a acalmar o sistema nervoso.
 Excesso de peso e pressão no  trabalho: estudos do Instituto de Psicologia na Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de comidas, como chocolate e biscoitos. Examinando 5 mil pacientes em hospitais,  pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que tinham trabalhos com  maior pressão. O relatório concluiu que, para evitar a ansiedade por comida, precisa-se controlar os níveis
de açúcar no sangue. Comendo alimentos ricos em  carboidratos, como bananas, a cada 2 horas, mantém-se estável o nível de  açúcar.

TPM: esqueça as  pílulas e coma banana. Ela contém vitamina B6, que regula os níveis de glicose  no sangue, que afeta o humor.

Úlcera: usada  na dieta diária contra desordens intestinais, é a única fruta crua que pode ser  comida sem desgaste em casos de úlcera crônica.

Também neutraliza a acidez e  reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

Controle de temperatura: muitas culturas vêm a banana como fruta 'refrescante', que pode reduzir  tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia,  por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem em temperatura baixa.

 Desordens Afetivas Ocasionais: a banana auxilia os que sofrem de DAO, porque contêm um  incrementador natural do humor, o "trypotophan".

Fumo: elas  podem ajudar pessoas que estão largando o cigarro, porque seus elevados níveis  de vitaminas C, A1, B6 e B12, além de potássio e magnésio, ajudam o corpo a se  recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.

Estresse:  potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos,  levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no nosso corpo. Quando  estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio,  que pode ser reequilibrado com a ajuda da banana, rica em potássio.

Enfarto: de  acordo com pesquisa publicado no Jornal de Medicina de New England, comer  bananas regularmente pode reduzir o risco de morte por enfarto em até  40%!

Verrugas: os  naturalistas juram que se quiser eliminar verrugas, basta colocar a parte  interna da casca de banana sobre elas e prendê-la com esparadrapo ou fita  cirúrgica.

Como vêem, a banana é um remédio natural contra muitos  problemas.

Comparada à maçã, tem 4 vezes mais proteína, 2 vezes mais carboidratos, 3 vezes mais fósforo, 5 vezes mais vitamina A e ferro e 2 vezes outras vitaminas e minerais. Também é rica em potássio e, como um todo, é um dos alimentos mais valiosos. Então talvez seja hora de mudar o ditado de "uma maçã  por dia dispensa o médico" para "uma banana ao dia dispensa o médico".