ROTEIRO DO PACIENTE  PARA  A  SUA CONSULTA MÉDICA

Theresa Catharina de Góes Campos

As sugestões que darei a seguir são adotadas por mim, que tenho 57 anos, em minha experiência regular de paciente.

MARCAÇÃO de CONSULTA

Ao marcar uma consulta médica, temos que lhe dar preferência, no sentido de que a prioridade maior é a nossa saúde, o nosso bem-estar.

Sempre que possível, devemos fazer uma programação no calendário, de acordo com as nossas necessidades regulares de consultas e solicitações de exames e procedimentos, o que significa ter o cuidado de marcar essas datas e horários com antecedência, logo anotando  em nossa agenda. Aliás, insisto na advertência de que pedacinhos de papel logo se perdem... Eu tenho uma agenda pequena na bolsa, onde faço as anotações de imediato. Em casa, repasso essas anotações para calendários e uma agenda maior (que fica costumeiramente  no mesmo lugar, na residência).

Planejar o dia e horário da consulta de acordo com as nossas responsabilidades e circunstâncias pode ser o passo inicial, entretanto, muitas vezes precisamos adaptar nossos horários aos horários dos consultórios, laboratórios e das clínicas.

Marcada a consulta, comece a se preparar para a sua conversa com o médico. Anote, em caderno de anotações ou agenda (de preferência, junto à data da consulta): as informações que você vai dar sobre o seu estado de saúde; as dúvidas que precisa esclarecer; as perguntas sobre o seu estado de saúde, os exames, procedimentos, resultados e providências a serem tomadas.

Quando o seu comparecimento na data marcada não for possível  - isso somente por motivo de força maior pois, não se esqueça do que dissemos, logo no início, sobre a prioridade número um ser a nossa saúde - avise sem demora, por telefone!  Essa atitude demonstrará responsabilidade, generosidade e até competência e profissionalismo de sua parte. (Afinal, se exigimos tais qualidades dos médicos e seus auxiliares...por que sermos diferentes, como pessoas e pacientes?!)

NO  DIA  ANTERIOR  À  CONSULTA (ou  ao exame ou procedimento)

Partindo do princípio da importância de nossa consulta (ou do exame ou procedimento) no dia seguinte, vamos nos organizar, não somente para chegarmos com pontualidade, mas também, com os documentos, exames e resultados que precisaremos apresentar à secretária e ao médico. Nada mais frustrante do que comparecermos a um consultório e descobrirmos que não trouxemos todos os documentos, exames e resultados absolutamente necessários para uma boa consulta! Providencie, se for o caso, cópias desses documentos, exames e resultados. Planeje usar roupas e calçados adequados (confortáveis). Prepare, com antecedência, sua bolsa ou pasta, isto é, coloque, ali dentro, tudo o que necessita com referência (direta ou indiretamente) à consulta. Organize o seu horário, em casa e/ou  no trabalho  para que você possa sair no horário que lhe permita chegar pontualmente ao local da consulta (ou do exame ou procedimento). Tome todas as providências necessárias para que a sua consulta transcorra de modo tranqüilo. Não marque nada para o mesmo horário ou perto do horário de sua consulta. Não assuma nenhum compromisso que possa perturbar o bom andamento de sua consulta. Depois que sair de sua consulta, sim, somente depois que a sua consulta terminar, você poderá organizar outros compromissos (antes, não!).

NO DIA DA CONSULTA

Chegue pontualmente ao consultório - como é dever de um paciente - e com os documentos necessários.

Aguarde a sua vez com tranqüilidade e cortesia. Evite usar o telefone celular. Aproveite para verificar a sua lista de perguntas e dúvidas, assim como repassar mentalmente as informações que precisará dar ao médico visando a  um melhor atendimento (o que às vezes depende tanto do médico quanto do paciente).

Não se aborreça nem reclame quando ocorrer atraso no horário de sua consulta. Afinal, tanto os médicos quanto os seus auxiliares gostariam muito que tudo corresse rigorosamente no horário, pois eles também têm compromissos. E, com certeza, são os cuidados com os pacientes, na grande maioria das vezes, as causas dos atrasos.

Aproveite o tempo de espera para ler, conversar e até relaxar (de olhos abertos ou fechados).  Impaciência nos faz adoecer...ou agrava nosso estado de saúde. Jamais ouvi dizer que alguém teve seus sofrimentos suavizados ou  foi curado pela impaciência.

O GRANDE MOMENTO: A CONSULTA!

Apresente os resultados de exames e outros documentos pertinentes a seu estado de saúde.

Ouça o médico com a máxima atenção.

Procure fazer anotações sobre as instruções do médico: quando você  precisará voltar, os exames que deverá  fazer, os cuidados a tomar, as providências,etc.

Solicite os atestados, se for o caso.

Mas não deixe a consulta terminar sem fazer, você,  as  suas perguntas:

  • os receios com referência a medicações, exames, procedimentos;

  • as dúvidas quanto ao êxito do tratamento;

  • suas dificuldades pessoais, direta ou indiretamente ligadas a seu estado de saúde;

  • as fases e os prazos  que envolvem o tratamento médico;

  • as perspectivas, as possibilidades e as dificuldades do tratamento;

  • as implicações do seu estado de saúde e do tratamento em sua vida pessoal e profissional;

  • se há necessidade de procurar outros profissionais da área de saúde.

 

TERMINADA A CONSULTA, NÃO DEIXE O LOCAL SEM ANTES VERIFICAR...

Você   está com todos os seus documentos pessoais, exames, solicitações de exames e procedimentos, encaminhamentos e atestados?

As solicitações de exames e procedimentos, atestados e encaminhamentos estão devidamente assinados pelo médico e com o seu carimbo?

Você já pode marcar a nova consulta, antes de sair do consultório?

Sua agenda voltou à sua bolsa? Você reuniu seus objetos pessoais?

Então, nosso roteiro de paciente para uma boa consulta médica também encerra-se aqui. O que não deverá terminar é o nosso esforço contínuo para viver com saúde física e mental.

Brasília - DF, 13 de setembro de 2002

Este artigo poderá ser utilizado e reproduzido à vontade, desde que indicada a minha autoria.

Theresa Catharina de Góes Campos