Aprendendo a viver

Theresa Catharina de Góes Campos

A coragem verdadeira é altruísta e generosa e colocada a serviço, para o bem da sociedade.

Marília Gabriela

Permita que os problemas da atualidade evoquem criatividade de sua alma...Haja presença de espírito para aceitar os problemas com alegria!

Oscar Quiroga

Sinta o abraço da vida, que leva e traz tantas coisas e pessoas. A única coisa que interessa é aproveitá-la enquanto dura, e fazê-lo com a maior intensidade possível. Irradie seu brilho e ofereça benefícios às pessoas.

Oscar Quiroga

Infelizmente, o mundo vive uma crise de falta de valores, cabendo a maior responsabilidade à desestruturação das famílias. Valores como honestidade,lealdade, sinceridade, coerência, justiça, dignidade, fidelidade, civismo, boas maneiras, amor à família, estão em crise e necessitam urgentemente serem recuperados. Sem eles, corrupção, violência e guerras continuarão em um crescendo que levarão fatalmente ao caos.

Dr. Márcio Lisbôa - dr.lisboa@bol.com.br

Em poucos minutos, adquire-se um vício...que talvez exija anos, ou até uma vida inteira, para ser derrotado. Reúna todas as suas forças para evitar aqueles minutos que transformarão - para pior - a sua existência!

Theresa Catharina

A amizade é matéria-prima da salvação.

Clarice Lispector

Dá vontade de cometer uma loucura, mas sua alma deve diferenciar entre loucuras criativas e destrutivas. Não há solução em cometer a loucura destrutiva, isso complicaria tudo mais ainda. Pratique a loucura criativa.

Oscar Quiroga

Diante do que não conseguimos mudar, apesar de todos os nossos esforços, somente uma atitude deveremos tomar, afinal: encontrar outros caminhos...para construir uma existência digna de nossos ideais.

Theresa Catharina

Há somente duas razões para recordarmos o passado: a primeira, quando as boas lembranças nos ajudarem a melhorar o presente; a segunda, quando as recordações tristes contribuírem para as mudanças que necessariamente deveremos fazer, para que nossa existência tenha um novo rumo, em nome da qualidade de vida (material, física, intelectual, espiritual). Lembremo-nos, entretanto, de que há situações em que apenas os aspectos espirituais dependem unicamente de nós (nossas decisões, escolhas, atitudes,mudanças/adaptações de hábitos). Mas se conseguirmos aperfeiçoar nossa vida espiritual, com certeza estaremos promovendo uma autêntica e profunda (evolução/renovação/reviravolta/revolução) transformação pessoal.

Theresa Catharina

"O mal não gosta das flores."

Mokiti Okada

"No caminho de toda pessoa lutadora, chega o sagrado momento em que a maior prova de todas consiste em abandonar as armas e se entregar aos desígnios do destino. Haja coragem para isso! A coragem do verdadeiro guerreiro!"

Oscar Quiroga

As lágrimas se justificam somente quando são as sementes de frutos ou flores de nossas emoções.

Theresa Catharina

Construir...a partir do sofrimento. Aprender...com as decepções. E não permitir que as alegrias nos tornem cegos para os que sofrem e precisam de nós. Partilhar o que temos de melhor! Eis uma "receita" sintética para a nossa vida.

Theresa Catharina

É muito difícil avaliar o que se passa dentro das pessoas que sofrem uma grande decepção, desilusão. Mas é preciso continuar confiando na providência divina e procurar esquecer as pessoas que nos prejudicaram, e também procurar identificar nossas responsabilidades nesta vida bastante conturbada.

(Jornalista Oliveira Júnior)

Goste de boas companhias, mas, em primeiro lugar, conscientize-se de que você deve se habituar a ser, todos os dias, nas 24 horas de cada dia, a sua melhor companhia. Essa é uma grande descoberta pessoal.

Theresa Catharina

de Anatole France: "O artista deve gostar da vida e mostrar-nos que ela é bela."

Ter fé na solução do problema é o primeiro passo para solucioná-lo.

Theresa Catharina

Ter a coragem de investir nas amizades, diariamente, significa reafirmar o desejo íntimo de viver melhor emocionalmente.

Theresa Catharina

"O mundo pede socorro! O meio ambiente está sendo violentado e brevemente você sentirá isto na pele. As condições de vida do nosso povo são sub-humanas, falta o que comer, falta onde morar, falta saúde, falta o que vestir e já começa a faltar esperança. Você também é responsável por este anunciado inferno social. O Ambiental e o Social devem fazer parte consistente das estratégias empresariais que se respeitam."

(do livro "Passaporte para o Futuro", de José Carlos Silva)

O sinal externo dos cristãos é a alegria. Por causa da esperança e das outras duas virtudes teologais: a fé e o amor. A esperança permanente se manifesta na alegria.Ora, se a pessoa só demonstrar alegria quando tudo na vida estiver correndo às mil maravilhas, em que se mostra diferente dos pagãos, agnósticos e ateus? Sabemos que, como cristãos, não estamos sozinhos, nem nos desesperamos, pois somos amados, fortalecidos na vida e na esperança de um futuro melhor.

Theresa Catharina

"A natureza é a arte de Deus."

Dante Alighieri

do cineasta Nelson Pereira dos Santos, diretor de "Vidas Secas":

"O cinema tem o poder de modificar o comportamento das pessoas."

Quem ajuda o próximo justifica a sua própria existência.

Theresa Catharina

Um bom livro, um bom filme, um espetáculo artístico de qualidade estão sempre nos chamando a crescer como seres humanos.

Theresa Catharina

A calúnia é um processo contínuo de tortura.

Os caluniadores matam a mesma pessoa todos os dias.

E matam lenta e dolorosamente, fazendo com que a vítima da calúnia sofra profundamente, na solidão do corpo e da alma.

Quem calunia, assassina a dignidade, a honra de alguém que vai passar a vida inteira na vã tentativa de se defender do mal que lhe deixou ferido para sempre.

Theresa Catharina

O sofrimento não deixa o ser humano inteiramente só. Alguém nos ama com certeza, ficando a nosso lado, nos confortando e nos transmitindo coragem.E quando a dor está no coração materno, então...

São do escritor e médico brasileiro Moacyr Scliar as palavras:

"...porque ninguém está mais perto de Deus, do que uma mãe que sofre."

Com a arte vivemos e renascemos! Porque a arte é um dos disfarces divinos.

Theresa Catharina

Autor Desconhecido expressa muito bem toda a importância de uma família que proporciona dignidade,amor,segurança e oportunidades de crescimento aos seus membros:

"Se o lar não for o mundo do homem, não haverá mundo para a humanidade."

 Friederich Dürrematt, ao escrever "O que diz respeito a todos só poderá ser resolvido por todos.", enfatizou que a coletividade precisa assumir a responsabilidade de resolver, em conjunto, os problemas da comunidade.

As transformações na vida dos que amam, nas palavras contundentes de Beatriz Azevedo:

"O amor desafia a certeza do chão."

O que o cinema de qualidade faz - e sempre fez - por mim, eu não tenho coragem de revelar, em toda a sua profundidade,  a ninguém...porque estaria revelando, até desnudando, as regiões mais íntimas de meu coração.

Theresa Catharina

Em nossos esforços de cada dia, realizamos nosso potencial, vencendo os desafios que encontramos, desde os mais simples aos mais difíceis, inclusive aqueles em condições cujo desfecho é imprevisível.

Na vida e na obra do aviador, escritor e jornalista  Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), encontramos o registro dos obstáculos vencidos, por ele e seus companheiros, na epopéia de pioneirismo que foram o estabelecimento do correio aéreo e a prática do vôo noturno.

Assim Exupéry  relatou, no premiado ( e belíssimo) "Terra dos Homens", a jornada heróica de seu colega e amigo Guillaumet, vencendo com determinação, a neve da Cordilheira dos Andes, o frio, a fome, a solidão e o cansaço, após a queda de seu avião:

"O que salva é dar um passo, mais um passo, é sempre com o mesmo passo que se recomeça."

Estabelecer prioridades é fundamental.

São Francisco de Assis explica isso com muita objetividade:

"Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e de repente você estará fazendo o impossível."

Não é nada fácil contemplar a destruição, os efeitos da violência moral e física.  Se tudo parece perdido, desmoronando, não desanimemos. "Somente por amor a vida se refaz."

Sim, é verdade que uma das formas do estresse origina-se do convívio humano. Essa realidade, no entanto, precisa ser compreendida nos seus aspectos positivos.

"Tolere a sua tensão e também a das pessoas que estão próximas (...). Aceite as imperfeições de tudo porque a vida é assim mesmo, sempre em processo de aperfeiçoamento, lapidando as arestas."

(Oscar Quiroga)

É preciso acreditar em nosso potencial, trabalhando para concretizá-lo. Isso confirma o que alguém escreveu: "O homem é o que ele acredita que é."

Quando sinto uma dor muito profunda, dedico-me a realizar algo que faça bem ao meu coração ferido. Confesso ter sido essa a origem de muitas iniciativas, atividades e realizações que hoje me dão imensa alegria.

Theresa Catharina

(Coletânea/seleção de:)

Theresa Catharina de Góes Campos