Coração e razão

Theresa Catharina de Góes Campos

Nem sempre podemos ver os frutos do que estamos construindo em benefício de um mundo melhor. Como bem disse Dalton Dias: "Uma geração constrói uma estrada por onde a outra trafegará".

Para esquecer o mal que nos fazem, só existe um caminho ético: multiplicar nossas boas ações.

Lutando contra o câncer, devo agradecer a Deus uma bênção muito especial: vivo cercada de pessoas que me desejam o bem, tudo fazendo em prol do meu bem-estar (equipe médica, familiares e amigos).

As mãos do médico - que curam e salvam - são as mãos visíveis de Deus, Criador e Senhor da Vida!

Sem cultivarmos a esperança, não conseguiremos levar adiante nossos projetos pessoais, sonhos ou nossas decisões.

A convicção religiosa deve unir as pessoas, e não, separá-las. É possível manter nossos princípios mais íntimos enquanto aceitamos a convivência com  as opiniões contrárias do próximo.

Nas dificuldades, tentemos resolvê-las...contudo, se não conseguirmos fazer isso de imediato, procuremos aguardar o tempo passar. De vez em quando, podemos voltar a tentar resolver aquele problema, sempre com determinação, energia.  Se a solução não vier, entreguemos as dificuldades, mais uma vez, Àquele que tudo pode. E voltemos nossas atenção para os desafios que nos esperam.

Fazer amigos - sem abdicar de nossos princípios morais - eis uma das metas que devemos  realizar. Os benefícios serão mútuos. E  para toda a sociedade também.

Se deixarmos que a amargura domine o nosso coração, estaremos derrotando a nós mesmos. Venceremos as desilusões com novos sonhos, novos projetos, alimentando nosso íntimo com pensamentos de esperança e amor.

Tudo é possível, se não abandonarmos a luta. As possibilidades estão nas alternativas. É preciso procurar as opções a nosso alcance.

Entendamos nosso contexto, conheçamos nossa personalidade, nosso valor, nosso potencial. Assim, conseguiremos realizar, construir, remendar, refazer, renovar.

Viver chorando, viver se lamentando não é viver. É morrer em vida. Procuremos reunir nossas forças (o que restou, mesmo após uma tragédia) e retomemos nossa vocação para a vida.

Nas constantes dificuldades de nossa vida, é preciso não esquecermos: "Vinde, exultemos de alegria no Senhor,/ aclamemos o Rochedo que nos salva/ Ao seu encontro caminhemos com louvores/ e com cantos de alegria o celebremos!/" Salmo  94

(Antigo Testamento)

"Mais importante que o dinheiro, é o nosso tempo. Se perdermos dinheiro, ainda há possibilidades de  recuperá-lo, a curto, médio ou longo prazo. O tempo de que dispomos, entretanto, nosso bem maior, precisa ser valorizado de acordo com as nossas prioridades e os princípios que norteiam a vida de nosso coração."

Os sacrifícios que escolhemos fazer, à medida que caminhamos em nossa existência desafiadora são norteados por objetivos maiores. "De que vale a vida, senão para ser doada?  Viver para si não é viver."

Paul Claudel, em "O Anúncio feito a Maria")

Saber reconhecer, nos momentos sombrios, a promessa da alvorada, nos fortalece para o tempo de espera. "Faz escuro mas eu canto, porque a manhã vai chegar."

Thiago de Mello

Para enfrentarmos os sofrimentos da vida, tão constantes, precisamos conservar o Senhor ao nosso lado. "A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração..."

Salmo 73 (Antigo Testamento)

Solucionar problemas socioeconômicos não basta para a qualidade da vida humana. "Não basta libertar o homem de sua miséria econômica. É necessário também libertá-lo de sua miséria afetiva, de sua pobreza criativa e de sua incapacidade de desfrutar o prazer de viver."

Rolando Toro

A vida do cristão deve ser, a todo momento, ocasião para louvar a Deus.

"Louvai o Senhor Deus, porque Ele é bom, cantai ao nosso Deus, porque é suave. Ele é digno de louvor, Ele o merece! O Senhor reconstruiu Jerusalém e os dispersos de Israel juntou de novo. Ele conforta os corações despedaçados, Ele enfaixa suas feridas e as cura; ..."

Salmo 146 (Antigo Testamento)

Viver não aceita acomodações - trata-se de um processo de evolução que exige de todos nós esperança e dinamismo.

"Não é acaso uma luta a vida do homem sobre a terra?"

Jó  7, 1

Para quem se esforça ao máximo, os resultados são surpreendentes. "Os milagres acontecem às vezes, mas é preciso trabalhar tremendamente para que aconteçam."

Peter Drucker

Nem sempre perdoar é fácil, mas compensa. "Quem perdoa está lavando e perfumando o próprio coração."

Paulo Coelho (O que você salvaria)

A dinâmica da existência exige uma consciência crítica. "Quem não se movimenta não sente as cadeias que o prendem."

Rosa Luxemburgo

Muitos formaram um hábito excelente: "Costumo, todas as noites, perdoar coisas e pessoas."

William Gaynor

Com simplicidade - e precisão absoluta - Fromm afirma, em seu livro "A arte de amar",obra que recomendo a todos, inclusive como presente em qualquer situação: "Amar é um ato de confiança. A pessoa de pouca confiança será sempre uma pessoa de pouco amor."

Erich Fromm

Quando parecemos mais isolados, a fé em Deus não nos deixa sucumbir.

"Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos."

Profeta Jeremias 20, 10-13

O universo íntimo que existe em todo ser humano é um desafio para a comunidade.

"Na morte de um homem, um mundo desconhecido está morrendo".

Antoine de Saint-Exupéry

As populações desassistidas beneficiam-se até mesmo quando lhes são oferecidas as formas mais simples de comunicação.

"A necessidade de colocar a comunicação a serviço de toda a comunidade fez surgir, a partir de 1988, dezenas de alto-falantes nas comunidades carentes do Recife. O velho sistema de rádio difusora, ainda sobrevivente nas cidades do interior, ganhou uma nova roupagem e (um novo) sentido, e hoje anuncia, desde a "hora certa" até entrevistas exclusivas com autoridades locais."

Selma Beltrão (Com a  palavra...as jornalistas    15/3/91)

Os vários turnos de trabalho vêm prejudicando seriamente a saúde das mulheres no mundo contemporâneo.

"Com o advento do feminismo, houve uma confusão em certos valores, e a mulher saiu, então, sobrecarregada, de um movimento que deveria beneficiá-la, pois a sua jornada de trabalho vem sendo dobrada, ao ter de desempenhar o papel de dona-de-casa e trabalhadora."  Rosângela Evangelista  (Com a palavra...as jornalistas 15/3/91)

Nas pessoas que realizam muito, uma característica se destaca: a decisão de não desistir!

"Importa muito - mais ainda, tudo - uma grande e mui determinada determinação de não parar até chegar (à meta), venha o que vier, aconteça o que acontecer, trabalhe-se o que se trabalhar, murmure quem murmurar, ainda que se morra no caminho, ainda que se afunde o mundo."

Santa Teresa de Ávila (Caminho de Perfeição)

"A promoção da sociedade como um todo requer a utilização dos mais diversos instrumentos disponíveis, sobretudo os  mais acessíveis e de baixo custo, para que a tarefa urgente de atender às suas reivindicações básicas não seja adiada mais uma vez. Esperemos que os sistemas de alto-falantes constituam opções ainda bem atuais para quem, nas escolas e postos de saúde, bem como nas associações recreativas, precisa se comunicar e não dispõe de espaço, voz ou imagem na grande e média imprensa."

Theresa Catharina de Góes Campos  (Com a palavra...as jornalistas - 15/3/91)

Valorizar as obras de arte é saber valorizar seus autores.

"O artista é como aquele que acende e apaga o farol - não é o farol, nem a luz."

Pedro Ayres de Magalhães (guitarrista e compositor do grupo Madre de Deus)

A Bíblia nos adverte no sentido de  sermos cuidadosos com o que falamos.

"Não saia de vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação ..."

São Paulo (Carta aos Efésios, Cap.4, 29)

Um cineasta chama a nossa atenção para a necessidade de valorizarmos as contribuições de homens e mulheres no processo de solucionar os mais variados problemas:

"O maior recurso econômico de um país  é a criatividade de seus cidadãos."

Francis Ford Coppola

Jornalista, escritor, aviador pioneiro, herói na Segunda Guerra Mundial, Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944) deixou muitas definições admiráveis, entre as quais:

" Ser homem é precisamente ser responsável. É ter orgulho de uma vitória que os companheiros trouxeram. É ter vergonha de uma miséria que não parece depender de si. É sentir, colocando a sua pedra, que contribui para a construção do mundo."

Antoine de Saint-Exupéry  (Terra dos Homens - trad. de Monteiro Lobato)

A nossa fragilidade humana não nos dispensa de procurar a verdade todos os dias. " ...quem pratica a verdade vem para a luz, para que suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus."

Jesus Cristo (João 3, 21)

Evite ficar doente. Não permita que as maldades de alguns colegas e/ou de seu chefe lhe tragam dissabores permanentes.

"Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio!"

Salmo  32 (Antigo Testamento)

Fundamente seus dias em bases sólidas:

"Feliz quem se apóia em Deus, e no Senhor põe a sua esperança; Ele fez o céu e a terra, quem fez tudo mantém sua aliança!"

Salmo 146 (Antigo Testamento)

A vida dos cristãos tem objetivos definidos.

"Irmãos, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a igreja de Deus. Fazei como eu, que procuro agradar a todos, em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos. Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo."

São Paulo ( Primeira Carta aos Coríntios)

Quem deseja se aperfeiçoar como ser humano deve aprender a sentir admiração pelas pessoas que merecem ser admiradas, e não, invejá-las. Conhecer a vida e as obras de seres humanos valorosos, capazes de viver seus ideais mais sublimes, de lutar por seus sonhos e pelos sonhos do próximo necessitado, é uma fonte de inspiração para todos que se dispuserem a viver uma existência admirável.

Theresa Catharina

(Coletânea/seleção de:)

Theresa Catharina de Góes Campos