Razão e coração

Theresa Catharina de Góes Campos

As armas do coração não matam nem causam destruição. As armas do espírito promovem a paz entre os povos, as raças e as religiões. Na verdade, não são armas, são atitudes e pensamentos de amor e paz. Um abraço de reconciliação, um aperto de mão, um ombro amigo fazem milagres ...até mesmo no mundo conturbado/perturbado em que vivemos.

As crianças observam atentamente os adultos. Os jovens aguardam nosso exemplo. Podem até desconsiderar o que dizemos, mas não deixam de anotar nossas ações.

Que nossos momentos de lazer tenham o potencial de nos tornar melhores, mais próximos de nosso próximo, mais corajosos, mais criativos e trabalhadores, com a visão e a determinação de construirmos uma sociedade fraterna sob as bênçãos do Todo-Poderoso.

O Aleijadinho, nosso artista magnífico, é um dos meus heróis, por ter convivido com tantas dores e deformações, sem abandonar o trabalho criativo, originalíssimo e comovente das obras-primas que legou à humanidade.

Cantar...para não magoar. Admirar o belo...assim escapando dos que não têm iniciativas para o bem, e, por isso, caluniam o próximo. Colocar-se em outra dimensão ajuda muito na superação dos sofrimentos causados por aqueles sem ética.

É melhor ser amigo traído do que incapaz de amizade. Melhor ser enganado no amor do que incapaz de amar.

Quando ocupamos cargos de Direção/Chefia, o maior perigo está naquelas pessoas que se aproximam para caluniar e se queixar sobre os nossos amigos, colocados em funções de confiança. Os caluniadores são exímios e constantes aduladores. Se cairmos em suas armadilhas dissimuladas, abandonaremos os amigos e ficaremos sozinhos, totalmente à mercê da inveja daqueles mentirosos.

De autor desconhecido, li as palavras que demonstram a experiência sofrida por muitas pessoas: "Se a sua estrela não brilha, não tente apagar a minha!" Realmente, aquele que tem luz própria, não perde tempo com intrigas.

Não tenho simpatia alguma por hackers, nem terroristas. São pessoas que não respeitam o próximo porque eles mesmos não se respeitam. Admiro a vida e a obra do Marechal Rondon, cujo lema era: "Antes morrer que matar."

A arte (a face visível de Deus) vai curando as nossas feridas mais profundas, as dores que latejam, ocultas, no mais íntimo do coração. A arte enxuga nossas lágrimas, nos reaproxima da vida.

Mudar a nossa atitude pode ser a solução quando os problemas estão sendo causados por outras pessoas. Não devemos esperar que a solução esteja na mudança do próximo. Nós precisamos mudar...no que estiver a nosso alcance.

Para enfrentar a inveja que tenta ofuscar o que somos e as nossas realizações é preciso apreciar o que fizemos com a tranqüilidade da fé.

Como recuar, se o ideal nos chama? Como parar, se a força de nossa vocação nos chama sem cessar? Como aceitar desistir, quando caminhar é nosso propósito na vida, ainda que estivermos imobilizados fisicamente? Tudo parece - é - possível se compreendermos nosso potencial, buscando realizá-lo com os meios de que dispomos.

Uma conversa entre amigos tem o poder de começar a transformar o mundo. Porque a amizade é tesouro espiritual e faz brilhar um valor de contraposição aos chamados bens materiais. Toda amizade verdadeira é seminal. Confiar no amigo significa empreender uma jornada a dois, com a segurança de quem sabe não estar sozinho.

Com muita sabedoria, Rui Barbosa nos ensina: "justiça é tratar desigualmente pessoas desiguais", o que nos conclama a perceber as diferenças nos indivíduos e agir de acordo com essa informação fundamental para a sociedade.

Para apreciar, analisar, comentar melhor um bom filme, recomendamos vê-lo  mais de uma vez.

Quando tudo falha, quando nada parece fazer sentido, quando a dor  nos parece  acima de nossas forças, podemos  ter  a  certeza - em um mundo de incertezas - da presença amorosa de Deus.

Para compreender a personalidade de uma pessoa, um dos caminhos pode ser a identificação do  lazer a que se dedica. O que fazemos em nossos momentos de folga dá boas informações a nosso respeito.

O que realizamos nem sempre pode ser mensurado ou chamado de vitória, derrota, sucesso, fracasso...há realizações  difíceis de serem avaliadas no presente.

Amigos são aqueles que nos tornam melhores pessoas, mais fortes para enfrentar a vida, mais humanos e capazes de realizarmos todo o nosso potencial, transmitindo a sua experiência de forma positiva e assim enriquecendo nossa convivência.

Ter coragem para dizer "não" ou "sim", nos momentos certos, é um  hábito que precisamos  cultivar...para não ficarmos omissos, à margem da vida.

Na oração renovamos a virtude da esperança, demonstrando nossa fé e fortalecendo  nossa disposição para o exercício da caridade no mundo, em qualquer circunstância.

O pessimismo, as mágoas, o rancor, a ira... podem nos fazer doentes. A  cura do coração exige  o  perdão e a solidariedade, a tranqüilidade experimentada  pelos que praticam o bem.

Theresa Catharina de Góes Campos