ESCRITORA CANADENSE VISITARÁ O BRASIL


Foto: Christopher Doda

Escritora canadense, com quatro livros publicados, estará em visita de duas semanas ao Brasil, no próximo mês de abril. Priscila Uppal vem obtendo grande sucesso com as suas obras literárias. Os três primeiros livros reúnem poemas que se destacam por sua originalidade de temas e linguagem, além de demonstrarem um profundo conhecimento da língua inglesa. Com precisão de vocábulos, busca a manifestação de sentimentos, ora objetiva, ora de forma bastante subjetiva, sem que se deixe prender a parâmetros limitadores de sua criatividade.

O quarto livro publicado é, também, o primeiro romance de Priscila Uppal, intitulado "The divine economy of salvation " ( A economia divina da salvação). Como ocorreu anteriormente, com a obra poética, Priscila Uppal tem recebido críticas efusivas, que elogiam sua maturidade como escritora. Em mais de quatrocentas páginas, ela aborda uma temática muito complexa, com vários personagens em situações-limite, em contextos leigos e religiosos. Mistura de elementos materiais e preocupações espirituais, numa perspectiva existencialista contemporânea.

Priscila Uppal, nascida em Ottawa (em 30 de outubro de 1974), é professora de Língua Inglesa e Chefe de Departamento (Redação Criativa) da York University, em Toronto (Ontário, Canadá), instituição onde está fazendo, igualmente, seu Doutorado, com tese em fase final de elaboração.

A programação da próxima visita ao Brasil, da escritora e professora universitária canadense, inclui somente duas cidades - São Paulo e Brasília. Mas Priscila Uppal pretende voltar a nosso país.

(A bem da verdade, e por respeito aos leitores, devo finalizar informando que a poetisa e romancista é minha filha.)

Theresa Catharina de Góes Campos

Brasília, 03 de março de 2003.