RESSURREIÇÃO PARA TODOS

 

Publicado no Diário de Pernambuco, 17/04/2003, p.A-3:

RESSURREIÇÃO PARA TODOS

Tereza Halliday

Jornalista e analista de discurso

Para os cristãos,  a Semana Santa começa evocando a morte de Jesus para depois celebrar a vitória sobre a morte, o renascer em corpo e alma inteiros.  Cristãos e não-cristãos, religiosos ou não,  todos os que carregam cruzes de diversos pesos e tamanhos, podem inspirar-se neste simbolismo.

Em artigo intitulado "A Prática da Ressurreição", (boletim Quest, 1997). Maureen Killoran defende a ressurreição como um retorno,  uma experiência possível "para gente comum como eu e você", um milagre quotidiano ao nosso alcance. Como exemplo, narrou a história de seu pai:

 Ao enviuvar depois de 49 anos de casado, ele caíu em depressão e se sentiu morrer também.   Mas um dia,  fez uma coisa que sempre sonhara, desde menino: matriculou-se num curso de pilotagem. O curso testou seus reflexos, resistência, paciência e agilidade mental. Passou em todas as provas, inclusive o exame médico mas lhe negaram o brevet de piloto desacompanhado: "O senhor é capaz, porém não podemos permitir que pilote um avião sozinho, o senhor tem 70 anos". Insistiu, recorreu às mais altas autoridades,  submeteu-se a novos exames cada vez mais rigorosos. Todos concordavam que ele estava fisicamente apto mas o barravam com o argumento dos 70 anos. Finalmente,  um alto funcionário atestou que nenhuma regra ou lei o impedia de voar sozinho depois de aprovado em todos os testes. Ainda assim, exigiu-lhe mais um exame completo. Ele fez tudo de novo e  mais uma vez foi aprovado. Finalmente, o médico lhe deu o certificado que o autorizava a pilotar sozinho, e perguntou:  "quando é que o senhor vai fazer a sua estréia como piloto desacompanhado?”. O novo piloto credenciado respondeu com um sorriso maroto: “Pensa que eu sou louco? Não vou pilotar avião sozinho. Eu tenho 70 anos”.

Killoran afirma que a ressurreição de seu pai aconteceu "quando a coragem tocou-lhe o coração e a esperança se instalou em sua alma; quando ele aceitou o mundo como um desafio e foi realista sobre o que podia e não podia fazer".

No  percurso de nossas vidas, não se trata de ressurgir dos mortos mas de ressuscitar das pequenas e grandes mortes quotidianas - quando o coração se fecha, a alma se esconde, o ego baixa a crista diante do que muito dói:  entes queridos que se vão, relacionamentos acabados, doenças inquietantes, filhos que não correspondem às expectativas, desastres financeiros, traições, mudanças mal-vindas de status ou lugar, injustiças, perdas no corpo e nos espaços da alma, convívio com "a escuridão e os enganos, a falta de sentido e o desespero".  

Quem nunca esteve com a alma morta?  O coração enterrado em sentimentos de luto, angústia, revolta, desalento?  Ressurreição significa literalmente "levantar-se de novo", voltar à vida. Há muitas mortes das quais ressurgir e todos somos dotados de uma força interior para operar o milagre da ressurreição nossa de cada dia. terezahalliday@hotmail.com