Os valores cristãos na sociedade contemporânea

Proponho um diálogo diário, pessoal e comunitário, numa visão contemporânea dos valores cristãos, sempre atuais e fundamentais para a construção de uma sociedade capaz de respeitar a vida, a dignidade dos seres humanos, em atitudes, palavras e ações.

Enfrentamos diariamente um mundo de incertezas e violência, nas mais diversas formas.E se não podemos confiar nas aparências, nem mesmo em declarações supostamente confiáveis, precisamos nos fortalecer como pessoas. Ainda que frágeis como seres humanos, fomos criados para um futuro de imortalidade, graças a nosso Pai Eterno.

Ele acreditou em nós, Ele conhece o potencial que nos concedeu, por Seu amor infinito. Portanto, não nos cabe duvidar do muito que podemos realizar, ainda que inseridos numa sociedade problemática.

Necessário se faz refletirmos sobre quem somos, de fato, sem máscara, sem frivolidades, sem convenções.

Essa reflexão de autoconhecimento deverá incluir a tomada de decisões para o nosso dia-a-dia. Uma atitude de conscientização de nosso papel como cidadãos. Uma aceitação do que representamos para a nossa família, nosso próximo, nossa comunidade.

Venceremos o pessimismo, o medo, até o pânico. Porque em Cristo encontraremos a força e a coragem, mesmo que silenciosas, ainda que os outros desconheçam esse nosso heroísmo.

Em muitas situações, porém, precisaremos falar, agir, utilizando todos os recursos que nos forem disponíveis.

Com a prática das virtudes teologais – a Fé, a Esperança e a Caridade – nosso coração e a nossa mente serão revigorados, transformados e renovados a cada dia.

“Onde houver estagnação espiritual, peço-lhe que os renove, revelando Sua proximidade e atraindo-os para maior intimidade com o Senhor. “ (Mário Fonseca , em Oração pelos Amigos)

A vida é uma peregrinação sem rota certa; só Deus sabe o que nos acontecerá! Sem a Sua estrela, tudo é escuridão, incerteza , desilusão; mas quando a Sua mão nos guia, temos a certeza de um final feliz. A vida é viagem num barco frágil, agitado pelas ondas das dúvidas e das incompreensões. Com Deus, surge a esperança de um porto seguro, a crença no arco-íris depois do furacão. A vida é caminhada por floresta desconhecida. Os amigos que encontramos são como anjos do Senhor.Peregrinos como nós, também procuram um poço no deserto.Juntos, venceremos a tempestade.Os amigos são nossos companheiros de viagem.

Que se faça o bem por meio da informação. E da educação do olhar. E da sensibilidade que devemos exercer para com o nosso próximo, suas necessidades mais profundas e suas realizações.

Theresa Catharina de Góes Campos

Voltar