OLIMPÍADAS: o maior espetáculo da Terra - Faustino Vicente

 

Faustino Vicente – Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos,Professor e Advogado – e-mail: faustino.vicente@uol.com.br - tel.(011) 4586.7426 - Jundiaí (Terra da Uva) - SP

O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA

Faustino Vicente*

A Grécia, berço da filosofia e da democracia do ocidente, tem sido manchete de primeira página em todos os meios de comunicação do mundo, por sediar a primeira olimpíada do século vinte e um e 28ª edição de sua história. Criada pelos gregos no ano 776 a.C.,na cidade de Olímpia,ela foi interrompida no ano 393 d.C.,por decreto do imperador romano Teodósio.O barão Pierre de Coubertin reativou-a em 1896,em Atenas,transformando-a no maior espetáculo da terra.

Além das provas esportivas,haverá um desfile de valores e cores, usos e costumes, religiões e profissões, raças e classes sociais, ritmos e idiomas e das mais refinadas estratégias e táticas organizacionais. Através do processo de associação de idéias as olimpíadas se constituem na mais representativa manifestação cultural da espécie humana.Os avanços da medicina esportiva, as descobertas científicas e as inovações tecnológicas produzirão efeitos especiais em mais um lance da arquitetura da Paz entre os povos.Como exemplo citamos a evolução dos meios de transmissão dos jogos olimpícos da era moderna: Atenas (1896) telégrafo, Paris (1924) rádio, Berlim (1936) cinema, Helsinque (1952) placares eletrônicos, Roma (1960) televisão e telex, Tóquio (1964) cronômetros eletrônicos e células fotoelétricas, Munique (1972) transmissões de TV via satélite e em cores, Seul (1988) fax, Atlanta (1996) telefone celular e em Sydney (2000) pela Internet.

A performance dos deis mil e quinhentos atletas, de 201 países, deverá ser vista por cerca de quatro bilhões de espectadores, ou seja,dois terços da população mundial.Entre as dezenas de modalidades encontramos no vôlei o exemplo mais expressivo de espírito equipe, que nos leva a refletir sobre a necessidade de abandonarmos a gestão solitária e praticarmos a gestão solidária.Se concordarmos que “os movimentos realizados em conjunto pelos jogadores são chamados de táticas”, concluiremos que é o vôlei que pratica esse principio de gestão com maior intensidade. A maioria dos pontos é resultado da logística dos três toques.

Das provas de atletismo – o mais nobre esporte da olimpíada - em que os atletas participam tendo ao lado os seus adversários, destacamos a corrida de revezamento (4x100) com bastão. Desta modalidade tiramos a lição de que as perdas, em geral, residem na “passagem do bastão” entre os vários departamentos, principalmente por falhas de comunicação – o calcanhar-de-aquiles das empresas. Uma das mais fascinantes provas é a corrida dos cem metros rasos,que faz o mundo conhecer o filho do vento – o homem mais veloz da terra. Ele treina,exaustivamente,durante quatro anos,para vencer uma prova em menos de dez segundos.Esta é a evidência de que aperfeiçoamento continuado agrega valor.

Sobre as modalidades em que as apresentações são isoladas, como o salto triplo, revelamos a resposta que um atleta deu à repórter,quando perguntado sobre quem será o seu maior adversário em Atenas. A resposta veio como uma flecha: “Eu mesmo. Tenho que superar a mim mesmo.Sou o meu único adversário.” Assim cada um de nós deve encarar a vida – a nossa limitação encontra-se em nossa mente.Para conseguir a superação alguns entendem que a palavra chave é determinação, outros o pensamento positivo e, para muitos, o segredo é a Fé.

Todos os esportistas que estarão em Atenas são tecnicamente exemplares, mas somente os excepcionais gravarão com letras de ouro os seus nomes na história, provavelmente por um detalhe - o equilíbrio emocional. Na “olimpíada da vida” uma carreira bem-sucedida pode estar numa pequena diferença, por exemplo, o aprendizado continuado.Como homenagem à Grécia de todos os tempos encerramos com a frase do filósofo Aristóteles (384-322) a.C – “Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar.A busca da excelência não deve ser um objetivo.E,sim,um hábito.”

*Consultor de Empresas - e-mail: faustino.vicente@uol.com.br - tel.(011) 4586.7426 – Jundiaí (Terra da Uva) - SP

Voltar