Turíbio Santos e a Orquestra do Maestro Diogo Pacheco executam composições de Villa-Lobos dia 29, com entrada gratuita, no Parque Villa-Lobos

 

TURÍBIO SANTOS E A ORQUESTRA DO MAESTRO DIOGO PACHECO EXECUTAM COMPOSIÇÕES DE VILLA-LOBOS DIA 29, COM ENTRADA GRATUITA, NO PARQUE VILLA-LOBOS

PROJETO CULTURAL-AMBIENTAL “ACORDE PARA O MEIO AMBIENTE” UNE TURÍBIO SANTOS E A ORQUESTRA DO MAESTRO DIOGO PACHECO NO PARQUE VILLA-LOBOS DIA 29 DE AGOSTO

Todas as composições do repertório são de Villa-Lobos

 

 
 
Turíbio Santos - Clique na foto para ampliar  

Acontece no próximo dia 29 de agosto, a partir das 11h, no Parque Villa-Lobos, em São Paulo, um encontro raro: o violonista Turíbio Santos e a Orquestra do Maestro Diogo Pacheco se unem no palco ao ar livre para interpretar exclusivamente músicas do maestro Villa-Lobos. Esta apresentação única e inédita patrocinada pela Comgás faz parte do projeto cultural e de conscientização ambiental “Acorde para o Meio Ambiente”, que chega à sua décima primeira edição. Idealizado pela Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos, em parceria com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, “Acorde para o Meio Ambiente” visa aproximar a população de parques em áreas urbanas, oferecendo simultaneamente concerto de música erudita com peças conhecidas e atividades paralelas de integração com a natureza e de educação ambiental.

A apresentação das composições de Villa-Lobos será dividida em três partes. Primeiro a Orquestra do Maestro Diogo Pacheco ocupará o palco executando Bachianas nº4 e Bachianas nº 5, esta última composição acompanhada da soprano Elayne Caser. A seguir o violonista clássico Turíbio Santos, consagrado inclusive por suas interpretações da Villa-Lobos, solará o Chorus nº 1, os Prelúdios nºs 1, 2, 3 e 5, e as suítes populares brasileiras Gavotta Choro, Chorinho, Valsa Choro e Schottish Choro. Para encerrar, orquestra e violinista se unem no palco para intepretar juntos o Concerto para Violão e Orquestra Sinfônica. A apresentação será aberta por um grupo de jovens instrumentistas formado por integrantes do Projeto São Paulo 450 Anos Luz, também apoiado pela Comgás, que também interpretarão composições de Villa-Lobos (Trenzinho Caipira e o Primeiro Movimento do Choro nº 1).

“Nosso objetivo não é tornar o parque um palco de apresentações de música erudita. Queremos utilizar esta atração para fazer com que as pessoas se integrem ao espaço. Por este motivo reunimos várias ações paralelas em um mesmo momento”, explica Jussara Gontow, diretora da Pró Cultura Marketing Cultural e Eventos. Uma destas ações paralelas é o Espaço Ver De Criança. “Reservamos uma área para o entretenimento infantil acompanhado de uma equipe especializada de monitores. Enquanto os pais apreciam o concerto, as crianças participam de atividades lúdicas, que incluem oficinas de ecologia com material reciclado e jogos voltados à questão ambiental. Desta forma estamos conscientizando as crianças e integrando-as ao meio”, explica Jussara.

Outra ação paralela é a presença de Organizações Não Governamentais (ONGs) que apresentam seus projetos. Nesta edição estará presente o Grupo de Ação Voluntariado da Comgás que vai desenvolver atividades ambientais a partir das 9 horas. Buscando dividir esta ação de responsabilidade social com o público que vai ao Villa-Lobos será solicitado como ingresso a doação de um quilo de alimento não perecível a ser encaminhado para o Projeto Fome Zero. “Esta doação não é obrigatória. Mas já sabemos, por edições anteriores, que as pessoas que vêm ao “Acorde para o Meio Ambiente” sentem satisfação em participar também desta forma: doando alimentos para o Fome Zero”, conclui Jussara.

A décima primeira edição de “Acorde para o Meio Ambiente” conta ainda com o apoio da Varig, da Rádio Eldorado e do Ministério de Cultura.

Neste dia, a Comgás entregará a primeira fase de obras de revitalização do Parque Villa-Lobos. Nesta primeira etapa dos trabalhos foi feita nova sinalização do parque, foram reformados sanitários, bebedouros, playgrounds e as pistas de corrida e de ciclismo e rota acessível. “A entrega das obras, a ação voluntária e a apresentação musical foi a forma encontrada pela Comgás para comemorar seus 132 anos junto da comunidade onde atua”, conta César Fernandes, superintendente de Comunicação da Comgás.

“ACORDE PARA O MEIO AMBIENTE”: o projeto cultural e ambiental “Acorde para o Meio Ambiente” chega à sua décima-primeira edição. Durante este período houve edições em São Paulo, Campos do Jordão, Campinas, Ilha Bela e Cubatão. Contando com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo Cultural, o projeto foi desenvolvido pela Pró Cultural Marketing Cultural e Eventos com os objetivos de aproximar a população dos parques públicos, integrando-as ao meio e oferecendo música de boa qualidade.

“A nossa intenção está atingindo os objetivos. Tornar mais assíduos os que já freqüentam os parques e levar quem nunca foi. Números expressivos como o aumento de visitantes que aconteceu no próprio Jardim Botânico, em São Paulo, que saltou de 800 visitantes em um final de semana para seis mil nos finais de semana seguintes ao evento, aponta o êxito do projeto”, afirma a diretora da Pró Cultura.

TURÍBIO SANTOS: é considerado pela crítica e pelos especialistas internacionais como um dos maiores violonistas clássicos da atualidade. Tocou nos melhores centros musicais do mundo, merecendo sempre críticas entusiastas por seus concertos, seus 54 álbuns gravados até hoje e suas coleções de partituras. É membro-fundador do Conseil d’Entraide Musicale da Unesco e, desde 1986, diretor do Museu Villa-Lobos. Recebeu a comenda de Chevalier de la Legión d’Honneur, do governo francês, e a de Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul. Através da série “Violão Amigo”, com três volumes já publicados, divulga partituras para o violão.

ORQUESTRA MAESTRO DIOGO PACHECO: iniciou suas atividades nos anos 80, contando com músicos integrantes das melhores orquestras de São Paulo. É formada por sessenta instrumentistas, sendo 32 cordas – violinos, violas, cellos e baixos; 24 instrumentistas e metais e quatro integrantes na parte rítmica. Entre suas apresentações de maior destaque está a realizada em 2000 na Catedral de Brasília, local onde nunca havia acontecido um evento deste tipo.

DIOGO PACHECO: especializado em grandes eventos ao ar livre, por todo o Brasil, o maestro Diogo Pacheco já regeu mais de mil concertos, levando a apresentação de orquestra sinfônica a cidades que jamais tinham assistido a um espetáculo deste tipo. Em 1960, venceu um concurso nos Estados Unidos. Posteriormente foi convidado pelo maestro Eleazar de Carvalho para ser seu assistente na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Manteve por dezoito anos um programa de música erudita na Rádio Eldorado, de São Paulo, e foi apresentador de programas na TV Cultura e na Rede Globo. No Theatro Municipal de São Paulo atuou como diretor artístico de temporadas líricas.

Ganhou diversos prêmios, entre eles o Prêmio Governador do Estado, em 1966, pela música do filme “Vereda da Salvação”, de Anselmo Duarte. Foi agraciado pelo presidente da República com o grau de Comendador pela Ordem do Mérito Cultural e com o Prêmio Eleazar de Carvalho, atribuído pela Ministério da Cultura.

Além de ser o fundador de mais de cinqüenta corais, o maestro Diogo Pacheco já atuou como regente em todas as principais orquestras sinfônicas do Brasil.

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DE SÃO PAULO: criada em 86, suas atribuições se traduzem em uma tarefa gigantesca: preservar o que resta das áreas verdes que recobrem o Estado, gerenciar 700 quilômetros de litoral, administrar uma centena de unidades de conservação, proteger a fauna ameaçada, cuidar da qualidade do ar, das águas e do solo, promover a educação ambiental, combater processos de erosão, licenciar distritos industriais, fiscalizar desmatamentos, demarcar terras indígenas, avaliar impactos ambientais de novos empreendimentos, estimular o ecoturismo, utilizar os recursos naturais de forma a garantir que as gerações futuras também o possam fazer. Estão sob responsabilidade da Secretaria o Instituto Florestal, a CETESB e o CONSEMA.

Comgás: é a maior empresa de distribuição de gás natural do Brasil. A área de atuação da companhia compreende a região metropolitana de São Paulo, de Campinas, Baixada Santista e Vale do Paraíba. Atualmente, a Comgás atende a 430 mil clientes, sendo a maior parte deles (97%) no segmento residencial, mas é a indústria que consome o maior volume de gás distribuído pela companhia: 80% de todo o gás vendido. A Comgás ainda atende comércio (shoppings, padarias, hotéis, hospitais, academias de ginástica, entre outros), o setor automotivo (abastecendo mais de 230 postos de Gás Natural Veicular), projetos de termo e co-geração. A Comgás é uma empresa responsável socialmente e entre outros projetos, patrocina o Aprendiz Comgás, por onde já passaram mais de 400 adolescentes; o livro "São Paulo 450 anos Luz", lançado no ano passado com programa didático; Telecentros que visam a inclusão digital; e o Verão Limpo.

PRÓ CULTURA MARKETING CULTURAL E EVENTOS: há dez anos no mercado, a agência de comunicação, cria e desenvolve projetos culturais, sociais e educacionais.

Especializada no fortalecimento de imagem de marca e produto por meio de planos de marketing cultural, social, ações promocionais e de relacionamento para empresas. Utiliza ferramentas como o marketing cultural, o marketing social e as mais variadas ações personalizadas para potencializar a imagem de empresas, a venda de produtos e o relacionamento com a comunidade interna e externa. Além disso, assessora Institutos e Fundações desde o seu nascimento, incluindo estatuto e missão, entre outros itens, até o desenvolvimento de formas de auto sustentabilidade. Atende produtores culturais para análise de viabilidade de negócio com ou sem leis de incentivo.

Atua com uma equipe de profissionais das áreas de marketing, publicidade e propaganda, relações públicas e promoção social, além de especialistas nas áreas tributária, fiscal e contábil.

“Acorde para o Meio Ambiente”

Data: 29/08/04

Horário: 11h00

Local: Parque Villa-Lobos

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 - Alto de Pinheiros

Estacionamento gratuito

Apresentação: Turíbio Santos e Orquestra do Maestro Diogo Pacheco

Repertório:

Bachianas nº4

Bachianas nº5 para soprano (Elayne Caser) e Orquestra

Prelúdio nº1 para violão

Prelúdio nº2 para violão

Prelúdio nº3 para violão

Prelúdio nº5 para violão

Chorus nº1 para violão

Gavotta Choro

Chorinho

Valsa Choro

Schottish Choro

Concerto para violão e orquestra sinfônica

Ingresso: um quilo de alimento não perecível

Fone para informações: (11) 5096-1124

PRO CULTURA MARKETING CULTURAL E EVENTOS
www.proculturacomunicacao.com.br
fone: (11) 5096-1124
Informações para a imprensa:
Pellini Comunicação
e-mail: pellinicomunicacao@terra.com.br
Priscila Pellini
Fone: (11) 37350044/9092
Cel: (11) 8181-8420
Suzy Gasparini- Comgas
Email:sgasparini@comgas.com.br
Fone: 3177-5101

Voltar