Composto RSV da Arrow termina Fase I de testes

 

28 de junho de 2004

CIÊNCIA

Composto RSV da Arrow termina Fase I de testes

LONDRES, 28 DE JUNHO /PRNewswire/ -- A Arrow Therapeutics, uma companhia de descoberta e desenvolvimento de drogas antiinfecciosas de Londres, anunciou hoje que o seu antivirótico para o Vírus Sincicial Respiratório terminou com sucesso os testes da Fase I. Os testes foram realizados em voluntários com saúde no Reino Unido; o composto demonstrou ser seguro e bem tolerado com farmacocinéticos com indicação para uma dose oral diária. Os testes da Fase II devem ser realizados no segundo trimestre de 2004. O RSV é responsável por um quinto de todas as infecções do trato respiratório inferior em todo o mundo e é cada vez mais reconhecido como uma ameaça séria a grupos de pacientes com sistemas imunológicos que funcionam inadequadamente ou são imaturos. As hospitalizações causadas por este vírus resultam em custos substanciais para o setor do cuidado da saúde. O único produto significante atualmente vendido para o RSV é o "Synagis", um anticorpo monoclonal da MedImmune/Abbott que alcançou um total de vendas de $849 milhões de dólares em 2003 e que deve alcançar ou ultrapassar o total de US $1 bilhão em 2004. Este produto é usado somente na profilaxia de bebês prematuros e de alto risco, por isso ele atinge um sub-segmento de somente um mercado em potencial de um produto RSV.

Os principais grupos de pacientes de risco são:

-- Bebês com menos de 2 anos, dos quais 2% são hospitalizados todos os anos. Existe uma evidência cada vez maior da conexão entre um RSV severo na infância e a ocorrência de asma com chiados e infantil.

-- Idosos.

-- Adultos com chronic obstructive pulmonary disease (COPD - Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e insuficiência cardíaca congestiva.

-- Indivíduos com o sistema imunológico baixo.

Um produto capaz de alcançar todos estes grupos de pacientes terá, sem dúvida, um potencial excepcional.

A Arrow pretende entrar em parceria com o projeto RSV após o teste clínico do conceito e Ken Powell, seu CEO, que está muito contente com a resposta que o produto tem tido até o momento, comentou: "Existe um grande interesse comercial na nossa exclusiva molécula pequena para o RSV e isso indica que existe um significante mercado em potencial para o produto".

Nota para os editores

Arrow Therapeutics

A Arrow Therapeutics foi fundada em 1998 e se dedica exclusivamente à descoberta e desenvolvimento de drogas antiinfecciosas principais. Baseada na parte central de Londres e com 75 funcionários, sua linha de produtos inclui novidades principais anti-bacterianas e antiviróticas e compostos clínicos. O principal projeto é um composto para o tratamento do Respiratory Syncytial Virus (RSV - Vírus Sincicial Respiratório) que está para entrar na Fase II de estudos clínicos no segundo semestre de 2004. O principal composto para o projeto de Hepatite C da Arrow deve entrar na fase de desenvolvimento clínico no início de 2005 e vários compostos anti-bacterianos novos estão na fase mais avançada do estágio de otimização.

Os compostos são licenciados entre as Fases pré-clínica e IIb, dependendo da área terapêutica. Um investimento básico de GBP1.5 milhões foi fornecido pela Unibio de Londres, que também investiu na primeira rodada de investimento principal que terminou em julho de 2000, junto com a GIMV Belgium (líder), Alta Partners USA, 3i Group London, TVM Munich, e NVM Edinburgh, que contribuíram com GBP11.1 milhões. Este mesmo grupo contribuiu com outros GBP7 milhões em janeiro de 2002. A mais recente rodada de investimento terminou em meados de 2003, levantando mais de GBP21 milhões nos EUA, Japão e Europa. A Atlas Venture agora é o seu investidor principal. http://www.arrowt.co.uk

FONTE Arrow Therapeutics

28/06/2004 CONTATO: Ken Powell, CEO, +44-207-015-1002, ou Margaret Walsh, Chefe de Desenvolvimento de Negócios, +44-207-015-1003, ambos da Arrow Therapeutics CONTATO DA PRNewswire: Mary D'Leon, mary_dleon@prnewswire.com, ou Alfredo Romero, alfredo_romero@prnewswire.com, em Miami, +1-305-507- 2550 Web site: http://www.arrowt.co.uk

BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA CORAL GABLES - MIAMI-US CONTATOS: USA-MARY D'LEON BRASIL-NÉLIA GARCIA TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461 FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469 E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: ARROW THERAPEUTICS

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar