Tigeciclina em pacientes com graves infecções intra-abdominais

 

03 de novembro de 2004

CIÊNCIA

Um estudo na Fase III examina a atividade de tigeciclina em pacientes com graves infecções intra-abdominais

Triagem clínica inovadora: notícias do ICAAC 2004

Foi pesquisada uma nova classe de antibiótico IV para atender a crescente necessidade de combater infecções graves

MADISON, Nova Jersey, 3 de novembro /PRNewswire-FirstCall/ -- Wyeth Pharmaceuticals, uma divisão da Wyeth (NYSE: WYE), apresentou recentemente novos e alentadores dados em Fase III sobre o antibiótico investigatório, tigeciclina, baseados numa triagem clínica em pacientes com complicadas infecções intra-abdominais (cIAI, em inglês). Este estudo comparou tigeciclina com um atual e empírico tratamento de combinação para infecções intra-abdominais composto de Primaxin(R) (Imipenem e Cilastatina através de Injeção), um tratamento comum para tais doenças. No geral, em pacientes que apresentaram uma cultura positiva, o índice de erradicação microbiológica foi de 91,3 por cento para tigeciclina, como um tratamento monoterápico, versus 89,9 por cento para imipenem/cilastatina, com um perfil similar de segurança e tolerabilidade nos dois grupos. Os novos dados foram apresentados num abstrato pioneiro durante a 44ª. Conferência Anual Entre Ciências sobre Agentes Antimicrobiais e Quimioterapia (44th Annual Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy - ICAAC) em Washington, DC, EUA., juntamente com dados adicionais que compararam tigeciclina com vancomicina/aztreonam para o tratamento de infecções complicadas da pele e da estrutura da pele (cSSI, em inglês). Um total de 21 abstratos sobre tigeciclina foi apresentado durante esta reunião. "Infecções graves adquiridas na comunidade e em hospitais representam uma crescente preocupação para a saúde pública em todo o mundo", diz o Dr. Evan Loh, Doutor em Medicina, Vice-Presidente do setor de Doença Infecciosa/Cardiovascular na Wyeth. "Estes resultados são alentadores para o uso empírico em potencial de monoterapia de tigeciclina, um dos únicos antibióticos novos atualmente em desenvolvimento. Assim que for aprovado, este composto tem o potencial de causar um grande impacto no atual paradigma de tratamento contra doença infecciosa no mundo todo". Atualmente em testes em Fase III, o tigeciclina está sendo pesquisado para o tratamento de uma série de infecções: cSSSI, cIAI, e pneumonia adquirida em hospital e na comunidade, incluindo aquelas causadas por patógenos resistentes a diversos medicamentos. A Wyeth planeja registrar uma solicitação de medicamento novo (NDA, em inglês) para o tigeciclina junto à Administração Federal dos Estados Unidos de Alimentos e Medicamentos (U.S. Food and Drug Administration - FDA) e um dossiê junto à Agência Européia de Medicamentos (European Medicines Agency) e outras autoridades em âmbito mundial após a conclusão dos testes clínicos.

Destaques Adicionais da Reunião:

Diversos abstratos de Triagens de Vigilância de Avaliação do Tigeciclina (Tigecycline Evaluation Surveillance Trials - T.E.S.T.), que os examinaram em atividade in vitro contra uma ampla gama de bactérias, incluindo alguns organismos que são resistentes a muitos antibióticos atualmente disponíveis, também foram apresentados. O T. E.S.T avaliou a atividade contra bactéria específica, objetivando os patógenos de hospital mais comuns, incluindo bactéria resistente a múltiplos antibióticos. Este estudo continua a avaliar a atividade de tigeciclina contra um amplo espectro de patógenos, incluindo Estafilococo áureo resistente (e sensível) a meticilina (MRSA e MSSA) e a maioria das espécies de Enterobacteriáceas (Escherichia coli, Enterobacter spp.e Klebsiella spp.).

O Tratamento de Infecções Graves em Hospitais:

Os médicos em todo o mundo se deparam com um desafio clínico cada vez maior pois as atuais práticas para prevenir e controlar a resistência antimicrobial em hospitais e em comunidades não está funcionando. Este assunto é exacerbado pelo fato de que poucos agentes antibióticos de amplo espectro estão atualmente em desenvolvimento para combater as bactérias resistentes, atuais e emergentes. Esta crescente resistência a antibiótico nos hospitais pode levar à falha no tratamento, resultados negativos do paciente e aumentos incrementais em custo. Na verdade, os estudos publicados sugerem que existe um aumento entre 1,3 a 2 vezes em mortalidade, morbidade e custo para os pacientes com resistência a antibiótico versus infecções suscetíveis.

Simpósio ICAAC:

Durante um simpósio oferecido pela ICAAC, titulado: "Antimicrobiais Velhos: Experiência Já Vivenciada De Novo (Old Antimicrobials: Deja-vu All Over again"), o Dr. Evan Loh, Vice- Presidente do setor de Doenças Infecciosas/Cardiovascular na Wyeth, discursou para médicos e discutiu a importância de ser investigado o desenvolvimento das novas classes de antibióticos. Em sua apresentação, titulada: "Glicilciclinas: A Reengenharia da Tetraciclina Para Atender o Panorama Atual de Patógenos em Mudanças Constantes ("Glycylcyclines: Re-Engineering Tetracycline to Meet Today's Rapidly Changing Pathogen Landscape"), o Dr. Loh falou sobre a classe de antibióticos glicilciclina descobertos pelos cientistas da Wyeth e como a companhia está estimulada em poder auxiliar os médicos clínicos na luta contra infecções graves.

Sobre a ICAAC

A Sociedade Americana para Microbiologia (American Society for Microbiology - ASM) realizou sua 44ª. Conferência Entre Ciências sobre Agentes Antimicrobiais e Quimioterapia (44th Interscience Conference on Antimicrobial Agents and Chemotherapy - ICAAC) de 30 de outubro a 2 de novembro de 2004 em Washington, DC. Conhecida como a reunião proeminente mundialmente para a apresentação de informações novas sobre pesquisas clínicas e básicas em doenças infecciosas e terapia anti-infectiva, a ICAAC tradicionalmente tem também atuado como um fórum para a introdução de novos agentes antimicrobiais. A ICAAC deste ano atraiu aproximadamente 12.000 participantes dos Estados Unidos e do exterior, com aproximadamente 100 países representados.

Sobre a Wyeth

Wyeth Pharmaceuticals, uma divisão da Wyeth, tem produtos líderes nas áreas de doenças infecciosas, atendimento da saúde das mulheres, doença cardiovascular, sistema nervoso central, inflamação, transplantes, hemofilia, oncologia, vacinas e produtos nutricionais. A Wyeth é uma das maiores companhias mundiais de produtos farmacêuticos e produtos de atendimento à saúde, impulsionados por pesquisas. É líder na descoberta, desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos farmacêuticos, vacinas, produtos de biotecnologia e medicamentos sem prescrição médica, que aperfeiçoam a qualidade de vida para as pessoas em âmbito mundial. As principais divisões da Companhia incluem: Wyeth Pharmaceuticals, Wyeth Consumer Healthcare e Fort Dodge Animal Health.

As declarações nesta divulgação à imprensa que não sejam fatos históricos são declarações antecipativas baseadas nas atuais expectativas de eventos futuros que envolvem riscos e incertezas, incluindo, sem limitações, os riscos associados com a incerteza inerente ao sincronismo e sucesso de pesquisa farmacêutica, desenvolvimento de produto, fabricação, comercialização, condições econômicas, incluindo flutuações de juros e do câmbio internacional, mudanças nos princípios contábeis geralmente aceitos, o impacto de produtos competitivos ou genéricos, costumes de comercialização- aquisições, guerras ou atos terroristas, responsabilidades sobre produtos e outros tipos de ações judiciais, o impacto da concordância com a legislação e regulamentar e a obtenção de reembolsos, preços favoráveis de medicamentos, acesso e outras aprovações, responsabilidades ambientais, e patente, e outros riscos e incertezas, incluído aqueles detalhados de tempos em tempos nos relatórios periódicos da Companhia, incluindo os atuais relatórios no Formulário 8-K, relatórios trimestrais no Formulário 10-Q e o relatório anual no Formulário 10-K, registrados junto à Comissão de Títulos e Valores dos EUA (SEC). Os resultados atuais podem variar materialmente destas declarações antecipativas. A Companhia não assume obrigação em atualizar publicamente quaisquer declarações antecipativas, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou de outra forma.

FONTE Wyeth Pharmaceuticals 03/11/2004 CONTATO: Contatos da Mídia - Douglas Petkus da Wyeth Pharmaceuticals, +1-484-865-5140, ou Natalie de Vane da Wyeth, +1- 973-660-6882, ou Contato de Investidores - Justin Victoria da Wyeth, +1-973-660-5340 Web site: http://www.wyeth.com (WYE)

BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA CORAL GABLES - MIAMI-US CONTATOS: USA-MARY D'LEON BRASIL-NÉLIA GARCIA TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461 FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469 E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: MEDICINA PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: WYETH PHARMACEUTICALS

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar