Varíola: uma doença do passado ou uma arma do futuro?

 

27 de outubro de 2004

CIÊNCIA;INTERNACIONAL

Varíola: uma doença do passado ou uma arma do futuro?

Poderia esta doença assassina, erradicada anteriormente, retornar como uma arma de destruição em massa?

A informação publicada no International Journal of Infectious Diseases deste mês discute o possível retorno da varíola - um dos vírus mais fatais conhecidos do ser humano - e se estaríamos equipados para lidar com um surto bioterrorista.

AMSTERDÃ, Holanda, 27 de outubro /PRNewswire/ -- Já se passaram quase 25 anos desde que a Organização Mundial da Saúde (WHO) declarou a erradicação global da varíola - a primeira e única doença a ser erradicada e uma importante conquista para a saúde pública. Nos anos 50, aproximadamente 50 milhões de casos novos desta doença altamente contagiosa eram diagnosticados anualmente; após o programa de erradicação da WHO, o último caso que tenha ocorrido naturalmente surgiu em 1977. A varíola agora representa uma ameaça maior do que nunca, de acordo com uma Revisão de Inteligência dos EUA de 2002, indicando o interesse em potencial da organização Al Qaeda no vírus. Esta suspeita tem sido endossada por informações de desertores russos, concernente à produção ilegal de cepas virulentas do vírus, após todas as cepas terem sido supostamente destruídas. Historicamente, a varíola está associada com índices de mortalidade de 20-50%; porém, com o suspeito cultivo de mais cepas virulentas, este índice pode aumentar. Paralelamente, a imunidade global à varíola tem diminuído para praticamente zero após a cessação da vacinação em massa nos anos 70. Devido a maior mobilidade das populações do mundo e a natureza comprimida das cidades modernas, a doença poderá se disseminar rapidamente, causando devastação imensurável. A varíola nunca foi usada como uma arma biológica em grande escala, portanto torna-se incrivelmente difícil predizer a extensão do perigo - a única maneira de rebater esta ameaça é estar preparado para a mesma. Desde 2000, o mundo tem experimentado surto de três doenças infecciosas (antraz, gripe, SARS - síndrome respiratório agudo e grave) as quais têm ameaçado a segurança da saúde pública. Em resposta a estes episódios, a WHO atualizou suas orientações e os governos em âmbito mundial têm elevado as preparações contra o bioterrorismo para o topo de suas agendas políticas. Preparação contra a varíola significa ter políticas e planos a postos para combater o bioterrorismo. Varíola é um dos poucos agentes bioterroristas em potencial para o qual existe uma vacina disponível, significando que os países têm podido estocar a vacina contra a varíola como uma contramedida. Com investimento global em vigilância e mecanismos de respostas, tais como o Alerta de Surto Global e Rede de Respostas, os governos estão começando a planejar para possíveis surtos bioterroristas. Porém, a ameaça de bioterrorismo é muito imprevisível e capaz de por em perigo a saúde pública, e com cada ameaça bioterrorista aumenta a necessidade dos governos investirem ainda mais em infra-estruturas de atendimento à saúde. Esta é a única maneira de evitarmos a potencial devastação de um surto de varíola.

O Jornal Internacional de Doenças Infecciosas

(The International Journal of Infectious Diseases) É uma publicação oficial da Sociedade Internacional para Doenças Infecciosas (International Society for Infectious Diseases). A IJID publica artigos originais revisados por colegas e revisões incisivas cuidando de todos os aspectos de infecção, em estágio global. O Jornal se concentra em novas descobertas clínicas e epidemiológicas de importância para a ampla comunidade internacional de atendimento à saúde. Informações adicionais sobre a Sociedade e seus programas podem ser encontradas no seguinte Web site: http://www.isid.org.

Sobre Elsevier

Elsevier é uma publicador líder mundial de produtos e serviços de informações técnicas, científicas e médicas. Trabalhar em parceria com as comunidades globais de ciências e saúde, os 6.800 funcionários da Elsevier em 86 escritórios em âmbito mundial publicam mais de 1.800 jornais e 2.200 livros novos anualmente, em adição a oferta de um conjunto de produtos eletrônicos inovadores, tais como ScienceDirect (http://www.sciencedirect.com/), MD Consult (http://www.mdconsult.com/), Scopus (http://www.news.scopus.com/), bancos de dados bibliográficos, trabalhos de referências on-line e portais específicos por assunto. A Elsevier (http://www.elsevier.com/) é uma empresa global com sede corporativa em Amsterdã, Holanda e tem escritórios mundialmente. A Elsevier faz parte do Reed Elsevier Group plc (http://www.reedelsevier.com/), um publicador e provedor de informações líder mundial. Operando nos setores de ciência e medicina, legal, educação e de empresa a empresa, a Reed Elsevier oferece soluções flexíveis de informações e de alta qualidade para usuários, com ênfase crescente na Internet como um meio de entrega. Os símbolos de negociação da Reed Elsevier são: REN (Euronext Amsterdã), REL (Bolsa de Valores de Londres), RUK e ENL (Bolsa de Valores de Nova York).

FONTE Elsevier

27/10/2004 CONTATO: Marike Westra, Gerente de Comunicações, de Comunicações Externas e Relações Corporativas da Elsevier, Tel, +31-20-485-27-36, ou Celular, +31-6-51-78-4509, ou Marike.Westra@elsevier.com Web site: http://www.reedelsevier.com http://www.elsevier.com http://www.news.scopus.com http://www.mdconsult.com http://www.sciencedirect.com http://www.isid.org

BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA CORAL GABLES - MIAMI-US CONTATOS: USA-MARY D'LEON BRASIL-NÉLIA GARCIA TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461 FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469 E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: MEDICINA PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: ELSEVIER

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar