Solvay Farma apóia Fundação Mandacaru

 

16 de dezembro de 2004

CIÊNCIA;EDUCAÇÃO;SOCIAL

Solvay Farma apóia Fundação Mandacaru

Laboratório contribui com ações sociais, educacionais, profissionalizantes e de saúde em comunidades carentes do Ceará

São Paulo, 16 de dezembro - A Fundação Mandacaru promove ações na área de saúde, educação e cultura em comunidades carentes do Ceará. Desde sua fundação, em 2002, a entidade já auxiliou mais de 3.000 pessoas. O laboratório farmacêutico Solvay Farma fornece todo apoio necessário à Fundação, como contribuição às ações sociais, educacionais, profissionalizantes e de saúde realizadas pela Instituição.

Na favela Morro do Sandra’s, próxima à Praia do Futuro em Fortaleza, moram cerca de 57 famílias carentes. No local, a Fundação Mandacaru construiu sua sede e conta com o apoio da Solvay Farma desde a sua criação.

Além do apoio financeiro para implantação de novos projetos e manutenção da sede da Fundação, o laboratório fornece informações científicas para estudos realizados com as comunidades de Fortaleza. A participação da empresa também foi fundamental para erradicar grande parte das parasitoses na Vila de Pescadores de Balbino, que possui 141 famílias, totalizando 605 pessoas.

O laboratório doou mais de 8000 unidades do antiparasitário Revectina® (ivermectina), medicamento de uso oral que combate parasitoses como verminoses, sarna e piolho. “A doação foi fundamental para consolidar as ações relacionadas à saúde que a Fundação promove. Além da medicação, os trabalhos estenderam-se com educação sobre higiene pessoal e medidas para evitar novas contaminações”, explica o Coordenador de Pesquisa da Fundação Mandacaru e Professor de Epidemiologia na Universidade Federal do Ceará, Dr. Jörg Heukelbach.

Na vila de pescadores, as doenças parasitárias mais prevalentes foram controladas por meio de tratamento em massa com ivermectina. Do total da população, 516 pessoas foram tratadas para verminoses intestinais e 548, submetidas ao tratamento para parasitas cutâneos (piolhos e sarnas).

Após o tratamento, a prevalência de lombriga caiu de 17% para 0, 4%; a de estrongiloidíase de 11% para 0,6%; a de piolho de 16,1% para 1%; e a de sarna diminuiu de 3,8% para 1%. O efeito era duradouro e nove meses após o início do tratamento a prevalência ainda era mais baixa. “O resultado da ação deixou a Solvay Farma muito orgulhosa de sua participação no projeto. É uma satisfação enorme ver pessoas extremamente carentes sendo educadas e tratadas”, explica a gerente do departamento médico da Solvay Farma, Dra. Riva Dimitrov.

Informações para imprensa Ketchum Estratégia Fone: 11-5096-4334 - ramal 190 Daniela Campos – daniela.campos@estrategianet.com

BNED: NG

FONTE: ESTRATÉGIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO S/C LTDA SÃO PAULO-SP CONTATOS: DANIELA CAMPOS TELS: 11-5096-4334 E-MAILS: daniela.campos@estrategianet.com

PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: SOLVAY FARMA

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar