Alergia a pólen de gramíneas

 

06 de janeiro de 2005

CIÊNCIA

Novo estudo reforça segurança e eficácia clínica do comprimido da ALK-Abelló contra alergia a pólen de gramíneas

COPENHAGE, Dinamarca, 6 de janeiro /PRNewswire/ -- De acordo com os resultados preliminares de um novo estudo (GT-07) anunciados hoje, o pioneiro tratamento de imunoterapia da alergia a base de comprimidos da ALK-Abelló reduz os sintomas da rinoconjuntivite (febre do feno) em 37%, reduzindo ao mesmo tempo a necessidade de medicamento para alívio de sintomas em 41% (em comparação com placebo).

O estudo GT-07 demonstra a eficácia e confirma o perfil favorável de segurança do comprimido de gramíneas, recentemente relatado no estudo de fase IIb/III (GT-02) - o maior estudo da imunoterapia da alergia já realizado[1].

"Esses são resultados positivos para a ALK-Abelló," comentou Jens Bager, CEO da ALK-Abelló A/S. "Esse estudo reforça claramente nossa estratégia de investimento no programa de comprimidos. A ALK-Abelló está comprometida em levar o comprimido de gramíneas ao mercado para que mais pacientes possam ter acesso aos benefícios da imunoterapia. Aguardamos agora com interesse os resultados do estudo adiantado (GT- 08), que inclui mais de 600 pacientes alérgicos ao pólen de gramíneas," disse ele.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que no mundo ocidental mais de 20% da população sofre de alergia, dos quais aproximadamente 50% são alérgicos ao pólen de gramíneas, e a prevalência continua a aumentar[2],[3]. Em comparação com os medicamentos tradicionais para alívio de sintomas, a imunoterapia é um tratamento exclusivo, reconhecido pela OMS, para atacar a causa imunológica da alergia e alterar o curso natural da doença[4]. Até agora, somente uma pequena parte dos pacientes têm recebido tradicionalmente a imunoterapia da alergia.

"A maneira mais eficaz de impedir os sintomas da alergia é tratar a condição alérgica. A disponibilidade de uma imunoterapia em forma de comprimido seguro e fácil de usar vai atender uma real necessidade de tratamento," diz o principal pesquisador do estudo, professor Ronald Dahl, do Aarhus University Hospital, Dinamarca. "Com um comprimido eficaz, mais pacientes alérgicos a gramíneas terão acesso ao tratamento basal da alergia, o que proporciona a prevenção contínua de sintomas alérgicos e reduz a necessidade de medicamentos sintomáticos," diz ele.

Sobre o estudo

O estudo GT-07 foi um estudo duplo cego, controlado por placebo, de múltiplos centros que estudou a segurança e a eficácia do tratamento da ALK-Abelló de imunoterapia da alergia a gramíneas baseada em um comprimido diário em comparação com placebo. O estudo envolveu 114 pacientes diagnosticados com rinoconjuntivite moderada a severa e asma suave a moderada induzida por pólen de gramíneas na Suécia e na Dinamarca. O sujeitos foram randomizados para receber 75.000 unidades SQ-T de Phleum pratense (comprimido de gramíneas) ou placebo. O período de tratamento pré- pólen foi prolongado em comparação com o período do estudo GT-02. Desse modo, todos os pacientes tiveram um período de tratamento em estação pré-pólen de pelo menos 10 semanas, sem aumento de dosagem.

Sobre a ALK-Abelló

A ALK-Abelló tem atuado na inumoterapia da alergia desde 1923. Em anos recentes, vem adotando uma estratégia de desenvolvimento de produtos para estender o mercado atual de imunoterapia subcutânea administrada por especialistas para alternativas administradas por via oral. O sistema da ALK-Abelló contém produtos em forma de comprimidos baseados em alergênios naturais contra gramíneas e ácaros domésticos. A ALK-Abelló tem sede em Hoersholm, ao norte de Copenhage, Dinamarca. É propriedade integral da Chr. Hansen Holding A/S, uma companhia relacionada na Bolsa de Valores de Copenhage.

[1] Apresentado no Symposium of Specific Allergy (SOSA) 2004, Londres 22 de abril de 2004.

[2] Bousquet J, van Cauwenberge PB, Khaltaev N, et al. Allergic rhinitis and its impact on asthma. J Allergy Clin Immunol 2001; 108 (Suppl 5): S147-334.

[3] Dahl R, et al. National prevalence of respiratory allergic disorders. Respiratory Medicine 2004; 98: 398-403.

[4] Bousquet J, Lockey RF, Malling HJ. Allergen immunotherapy: therapeutic vaccines for allergic diseases. Estudo de apresentação à OMS. Allergy 1998; 53: 1-42.

FONTE ALK-Abelló 06/01/2005 CONTATO: Jens Bager, presidente e CEO, +45-45-74-75-07, ou celular, +45-22-99-03-04, ou Jytte Wolff-Sneedorff, gerente de Comunicações, +45-45-74-75-50, ou celular, +45-40-94-27-06 CONTATO DA PRNewswire: Mary D'Leon, mary_dleon@prnewswire.com, ou Alfredo Romero, alfredo_romero@prnewswire.com, em Miami, +1-305-507- 2550

BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA CORAL GABLES - MIAMI-US CONTATOS: USA-MARY D'LEON BRASIL-NÉLIA GARCIA TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461 FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469 E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: ALK-ABELLÓ

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar