Stents eluidores de medicamento diferem substancialmente quanto ao índice de trombose no stent por formação de coágulos


Stents eluidores de medicamento diferem substancialmente quanto ao índice de trombose no stent por formação de coágulos

07 de março de 2005 10:28 HORALOCAL

CIÊNCIA

Dados do estudo clínico REALITY sugerem que stents eluidores de medicamento diferem substancialmente quanto ao índice de trombose no stent por formação de coágulos

ORLANDO, Flórida, 7 de março /PRNewswire/ -- Resultados do estudo clínico REALITY, apresentados ontem na Sessão Científica Anual do Colégio Americano de Cardiologia (American College of Cardiology), revelam que o stent (pequeno tubo metálico expansível, que sustenta a parede do vaso, mantendo-o aberto e permitindo a alimentação sangüínea) coronariano CYPHER(R) eluidor de Sirolimus foi associado ao desenvolvimento de menos coágulos sangüíneos no local do stent (trombose no stent) do que o stent coronariano Taxus eluidor de Paclitaxel * (P=0.0196).
A trombose no stent é uma complicação grave gerada pelo uso do stent e pode provocar ataques cardíacos e morte. Para reduzir o risco de trombose no stent, recomenda-se uma terapia antiplaqueta aos pacientes com implante de stent, para reduzir o risco de trombose no stent. Neste estudo, a conformidade com terapia dual antiplaqueta foi extremamente alta (99 por cento para o stent Taxus em comparação a 97 por cento para o stent CYPHER(R)).
"Neste estudo, a incidência de trombose no stent foi 78 por cento mais baixa com o stent CYPHER do que com o stent Taxus", declarou a investigadora principal Marie-Claude Morice, doutora em medicina, Chefe de Cardiologia Intervencional no Institut Hospitalier Jacques Cartier, em Massy, França. "Como este é o primeiro teste com comparação direta para observar uma diferença no índice de trombose no stent, estes resultados geram preocupação e exigem mais pesquisas".

O estudo mostrou também que tanto o stent CYPHER(R) quanto o Taxus alcançaram os resultados esperados. De acordo com a pesquisa, demonstrou-se que ambos os produtos eram eficazes, com índices comparáveis, na prevenção de reestenose binária 'in-segment' (reestreitamento). Este foi o objetivo final básico do experimento clínico, em pacientes com lesões moderadamente complexas.
"Enquanto observamos que os dois stents eluidores de medicamento eram comparáveis quanto ao objetivo final básico de reestenose, notamos também que os pacientes com implante do stent CYPHER(R) apresentavam um diâmetro de vaso significativamente maior dentro do stent após oito meses de acompanhamento. Isto é um ponto importante, já que o diâmetro do vaso determina o volume de sangue que é liberado para o músculo cardíaco", observou a Dra. Morice.
O experimento clínico REALITY é um dos vários testes randomizados controlados, como os estudos ISAR-DIABETES e SIRTAX, a serem apresentados esta semana durante o encontro internacional. Estes últimos trabalhos mencionados comparam os dois stents eluidores de medicamento em diferentes populações de pacientes.

Tendências de Dados Favoráveis ao Stent CYPHER(R) Várias medições angiográficas (geração de imagens médicas) favoreceram o stent CYPHER(R) no acompanhamento de oito meses do objetivo final do estudo. O diâmetro mínimo da luz era significativamente maior, enquanto a perda tardia (uma medida do crescimento do tecido no stent) e o percentual médio de diâmetro da estenose média eram ambos significativamente mais baixos com o stent CYPHER(R). Estas medições importantes destacam a eficácia do stent CYPHER(R) na prevenção de reestreitamento do vaso ao longo do tempo.
"Há um conjunto crescente de dados significativos e de previsão sobre o stent CYPHER(R) para examinarmos", observou Dennis Donohoe, doutor em medicina, vice-presidente mundial para Assuntos Clínicos e de Regulamentação da Cordis. "Com freqüência, os pesquisadores continuam a achar que o stent CYPHER(R) oferece vantagens para muitos tipos de pacientes e lesões a curto e longo prazo, melhorando a saúde e a qualidade de vida".

Sobre o Estudo REALITY
O estudo REALITY, patrocinado pela Cordis Corporation, uma empresa da Johnson & Johnson, é um experimento clínico randomizado que inclui 1.386 pacientes em 90 centros hospitalares na Europa, América Latina e Ásia.
No estudo REALITY, a inclusão dos pacientes estava condicionada a que tivessem até duas lesões novas e uma lesão primária de pelo menos 15 mm de comprimento nos vasos (2,25 a 3,0 mm em diâmetro). Os dois ramos do estudo foram bem equilibrados em relação às características padrão dos pacientes, inclusive idade, sexo e histórico de ataque cardíaco anterior. Havia um bom equilíbrio entre os pacientes em termos de números de artérias doentes e localização das lesões. Em média, os pacientes com implante do stent CYPHER(R) tiveram 1,91 stents enquanto os que receberam o Taxus tiveram 1,94
stents.

Sobre o Stent CYPHER(R)
O stent CYPHER(R) continua a conquistar terreno na luta contra um dos maiores desafios no tratamento de doenças cardíacas: a reestenose (reestreitamento). Desenvolvido e fabricado pela Cordis Corporation, o stent CYPHER(R) está disponível atualmente em 80 países e vem sendo utilizado por médicos para o tratamento de mais de um milhão de pacientes em todo o mundo.

Sobre a Cordis Corporation
A Cordis Corporation, uma empresa da Johnson & Johnson, é líder mundial em desenvolvimento e fabricação de tecnologia vascular intervencional. Por meio de suas pesquisas, desenvolvimento e inovações, médicos em todo o mundo estão mais capacitados para tratar milhões de pacientes com doenças vasculares. Para mais informações sobre a Cordis, favor acesse http://www.cordis.com .

A Cordis Corporation fez um acordo de licença exclusiva de âmbito mundial com a Wyeth para a entrega localizada de Sirolimus em determinados campos de uso, inclusive na utilização por meio de implante de stent vascular. Sirolimus, o medicamento liberado pelo stent, é comercializado pela Wyeth Pharmaceuticals, uma divisão da Wyeth, sob o nome Rapamune(R). Rapamune é uma marca comercial da Wyeth Pharmaceuticals.

*Taxus é uma marca comercial da SciMed Life Systems, Inc.
FONTE Cordis Corporation
07/03/2005
CONTATO: Terri Mueller da Cordis Corporation, +1-786-313-8687 ou celular, +1-305-903-9980, tmueller@crdus.jnj.com; ou Todd Ringler da Edelman, +1-212-704-4572, ou celular, +1-617-872-1235, todd.ringler@edelman.com, para a Cordis Corporation
Contato FCMN: tmueller@crdus.jnj.com
Website: http://www.cordis.com
(JNJ)

BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS: USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ
PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: CORDIS CORPORATION

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar