Fim do sofrimento em silêncio dos pacientes de bexiga hiperativa


17 de março de 2005 12:36 HORALOCAL

CIÊNCIA

Fim do sofrimento em silêncio dos pacientes de bexiga hiperativa

ISTAMBUL, Turquia, 17 de março /PRNewswire/ -- Associação Européia de Urologia: Dados de novas descobertas (estudo STAR), revelados hoje comprovam que pacientes sofrendo de síndrome de Bexiga Hiperativa (Overactive Bladder - OAB) terão uma melhoria considerável nos seus sintomas quando tratados com a nova droga antimuscarínica Solifenacin, em vez de tolterodine ER - uma droga antimuscarínica amplamente utilizada.
Os dados mostram que Solifenacin é superior ao tolterodine ER no tratamento de todos os aspectos de incontinência, inclusive quanto ao número de vezes que um paciente perde o controle urinário e à sensação de urgência que pode levar à incontinência. O estudo STAR comparou o regime com dosagens flexíveis (5mg e 10mg) de Solifenacin com a dosagem recomendada para tolterodine ER (4mg).
Os dados revelam que Solifenacin apresenta uma efetividade 65%(1) maior no tratamento de urge-incontinência do que tolterodine ER. A urge-incontinência é o sintoma que mais aflige os pacientes e os leva a pedir ajuda a seus médicos.
Estima-se que 49 milhões de pessoas (homens e mulheres) na Europa sofrem com esta condição. Destas, 44 milhões não pedem ajuda nenhuma e sofrem em silêncio. Das cinco milhões de pessoas que consultam o médico, apenas 1,5 milhão(2) receberá alguma forma de tratamento. Um dos tratamentos mais comuns para estes pacientes tem sido tolterodine ER.
O Sr. Chris Chapple, Consultor em Urologia do Hospital Royal Hallamshire, no Reino Unido, e investigator-chefe do estudo STAR, comentou: "Este estudo é um marco na área da síndrome de Bexiga Hiperativa (OAB), que foi bem conduzido, em consonância com as recomendações vigentes do Comitê Internacional de Especialistas de Consultas para Incontinência sobre a Farmacoterapia (International Consultation on Incontinence Expert Committee on Pharmacotherapy) para estudos 'head to head'. O estudo STAR apresentou resultados claros e inequívocos demonstrando que Solifenacin oferece uma eficácia superior em muitos dos principais parâmetros da síndrome de Bexiga Hiperativa (OAB)".

Nota para os Editores

Pacotes de materiais para a imprensa

Podem-se obter por download no site seguinte, pacotes completos de materiais para a imprensa, relativos a publicações técnicas, comerciais e para os consumidores:

http://clients.world-television.com/yamanouchi-03-2005/

O site tem senha de proteção e você precisará registrar conectando através do link acima e usando a senha Yamanouchi (sensível a maiúsculas).

Solifenacin
O lançamento de Solifenacin ocorreu na maior parte da Europa em 2004. O produto está disponível em formulações de 5mg e 10mg, proporcionando a flexibilidade de uma única dosagem diária. A concessão da licença seguiu-se a um programa extenso de ensaios clínicos de 3.700 pacientes. Os dados deste programa experimental de ensaios registrados indicaram que solifenacin pode ser superior a tolterodine 2mg administrada duas vezes ao dia. Por outro lado, foi necessário um estudo 'head-to-head' com a mais recente formulação de tolterodine para uma única aplicação diária para substanciar qualquer diferença, como se comprovou agora.

Estudo STAR
Realizou-se o estudo STAR como um estudo 'head-to-head' aleatório duplo-cego, duplo-dummy. O estudo comparou o regime de dosagem flexível (5mg e 10mg) de Solifenacin e a dosagem recomendada de tolterodine ER (4mg). Efetuou-se o estudo em 17 países na Europa, com 117 locais envolvendo 1355 pacientes.

Referências:
(1) Tolterodine ER alcançou uma redução na urge-incontinência por 24 horas de - 0,83. O Solifenacin alcançou uma melhora em comparação ao tolterodine ER na urge-incontinência de - 0,538. Isto representa uma melhora de 65% em relação ao tolterodine ER. 0,538 / 0,83 x 100 = 65%.

(2) Datamonitor Report, 2004

FONTE Yamanouchi Europe
17/03/2005
CONTATO: Yamanouchi Europe, +44-1784-274300, info@ashleycomms.com; Lindsay Guy, +44-77535-77062, ou Chrissie Ashley, +44-7768-388314, ambos para a Yamanouchi Europe Website: http://clients.world-television.com/yamanouchi-03-2005

BNED: NG

FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA
CORAL GABLES - MIAMI-US
CONTATOS: USA-MARY D'LEON
BRASIL-NÉLIA GARCIA
TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461
FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469
E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ
PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: MEDICINA
PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: YAMANOUCHI EUROPE

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar