Especialistas em asma recomendam esforços suplementares


CIÊNCIA Especialistas em asma pedem esforços suplementares para abordar 'necessidades não-atendidas'

Atividades de conscientização sobre a asma estão planejadas mundialmente

HAMILTON, Ontário, 2 de maio /PRNewswire/ -- A sobrecarga da asma, em pessoas individuais, famílias e economias no mundo todo é muito maior do que deveria ser, de acordo com especialistas internacionais sobre as doenças respiratórias que afetam mais de 300 milhões de pessoas globalmente. Na Europa, por exemplo, um novo estudo documenta que a maioria das pessoas com asma grave deixam de receber o tratamento adequado. Hoje é o Dia Mundial da Asma, e os líderes da Iniciativa Global para a Asma (GINA, em inglês) estão pedindo esforços suplementares para abordar as Necessidades Não Atendidas da Asma mundialmente. Eventos desenvolvidos ao redor deste tema estarão sendo realizados em dezenas de países mundialmente com a esperança de incrementar a conscientização sobre a asma, bem como para dirigir a atenção tantos dos pacientes, como dos médicos, para a necessidade de melhor tratamento e controle sobre a doença. Por exemplo, os resultados de uma pesquisa da Federação Européia das Associações de Pacientes com Asma e Doenças das Vias Aéreas (European Federation of Asthma and Airways Diseases Patients Associations - EFA, www.efanet.org) estão sendo divulgados hoje, detalhando as falhas em educação, limitações de estilos de vida e outras necessidades não atendidas enfrentadas pelos pacientes que estão vivendo com asma aguda na Europa. A pesquisa apontou que o tratamento para 90% destes pacientes frustra pelo menos um dos cinco objetivos de tratamento recomendados pela GINA. Mais de um em cada três respondentes disse que a asma os impede de sair e se socializar com amigos; um em cada cinco sente que ela prejudica suas carreiras ou seus estudos; e sete em cada dez dizem que ela os impede de desfrutar de esportes, danças, longas caminhadas, e outras atividades físicas. "Necessidades não atendidas levam a uma sobrecarga desnecessária da asma", diz o Dr. Paul O'Byrne, Presidente do Conselho Executivo da GINA (http://www.ginasthma.org). "A medida em que a prevalência de asma aumenta nos próximos anos, estará se tornando ainda mais importante se concentrar nestas necessidades. Queremos que todos os pacientes com asma consigam um bom controle sobre a doença". O tema do programa de conscientização de Necessidades Não Atendidas da Asma (Unmet Needs of Asthma) foi inspirado em parte pelo Relatório Global de Sobrecarga da Asma (Global Burden of Asthma Report), uma pesquisa abrangente sobre a prevalência e o impacto da asma no mundo inteiro que foi lançado no Dia Mundial da Asma de 2004. De acordo com o Professor Richard Beasley, um dos autores do Relatório, novos estudos continuam a fornecer evidência das necessidades não atendidas da asma mundialmente. "A maioria dos problemas relacionados com as necessidades não atendidas é aplicável para a maior parte das regiões em âmbito mundial, e os mesmos problemas são encontrados onde quer que olhemos", diz o Professor Beasley. As necessidades não atendidas da asma incluem:

* Diagnóstico - Algumas pessoas com sintomas de asma talvez nunca venham a receber um diagnóstico de asma, consequentemente não têm a oportunidade de receber um bom tratamento e controle da asma.

* Tratamento - Muitas vezes, em virtude do custo dos medicamentos, as pessoas com asma não recebem medicamento suficiente para controlar a asma. Outras vezes, os tratamentos prescritos podem não corresponder com os recomendados em prescrições baseadas em evidências. A sub-utilização de glicocorticoides inalados para o atendimento da asma em longo prazo é um problema característico.

* Educação - Pessoas com asma talvez não entendam como utilizar seus medicamentos apropriadamente, ou podem não entender conceitos tais como o controle da asma e quando procurar ajuda para um agravamento da asma, que pudesse ajudá-los a cuidar de suas doenças com mais eficácia.

* Saúde ambiental - As pessoas com asma podem estar expostas a condições como poluição interna ou externa do ar, fumaça de cigarros, ou produtos químicos no trabalho que fazem com que seus sintomas se agravem.

O impacto da Asma

A Asma é uma das doenças crônicas mais comuns mundialmente, com mais de 300 milhões de sofredores em âmbito mundial. A doença do pulmão é caracterizada por problemas e sintomas recorrentes da respiração, tais como falta de respiração, respiração sibilante, contração do peito, e tosse. Os sintomas da asma variam com o passar do tempo, e diferem também em severidade de pessoa para pessoa. Os cuidados apropriados da asma em longo prazo permitirão que a maioria dos pacientes consiga um bom controle da doença. Quando a asma está sob controle, as pessoas podem viver uma vida ativa normal. Porém, as visitas de emergência ao médico, hospitalizações, faltas ao trabalho e à escola, limitações em atividades físicas, noites não dormidas e mortes devido à asma que ocorrem mundialmente, evidenciam que as necessidades não atendidas são graves e propagadas. "A situação está longe de ser incorrigível" disse O'Byrne. "Reconhecendo e abordando as necessidades não satisfeitas da asma, podemos começar a reduzir a sobrecarga da doença".

GINA foi lançada em 1993 para trabalhar com profissionais em assistência à saúde e oficiais da saúde pública mundialmente na redução da sobrecarga da asma. Orientações sobre o diagnóstico e cuidados da asma preparadas pela GINA têm sido adaptadas para utilização numa variedade de situações em âmbito mundial e estão disponíveis em http://www.ginasthma.org . A GINA patrocina o Dia Mundial da Asma, realizado anualmente na primeira terça-feira em maio.

FONTE Global Initiative for Asthma 02/05/2005 CONTATO: John Ruane da Ruane Communications, Inc., +1-678-585-0176, para a Global Initiative for Asthma First Call Analyst: Contato FCMN: Web site: http://www.rcipr.com http://www.efanet.org http://www.ginasthma.org

BNED: NG FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA CORAL GABLES - MIAMI-US CONTATOS: USA-MARY D'LEON BRASIL-NÉLIA GARCIA TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461 FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469 E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com

PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: MEDICINA PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: GLOBAL INITIATIVE FOR ASTHMA

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar