Quatro tipos de tumores e a sobrevivência


Novos dados demonstram que o SUTENT/SU11248 (sunitinib malate) da Pfizer prolonga a sobrevivência geral em GIST resistente ao Gleevec

Dados em quatro tipos de tumores apresentados durante a ASCO

ORLANDO, Flórida, 16 de maio /PRNewswire-FirstCall/ -- SUTENT/SY11248 (sunitinib malate) da Pfizer Inc, o novo medicamento sob investigação apresentou uma sobrevivência praticamente duplicada e reduziu significativamente o crescimento e propagação de tumor num estudo em Fase III em pacientes com tumores estromais gastrintestinais resistentes ao Gleevec (GIST, em inglês). Foram observados também resultados alentadores em Fase II em outros tipos de tumores, incluindo carcinoma metastático de célula renal (mRCC, em inglês), câncer metastático da mama e tumores neuro-endócrinos, de acordo com novos dados apresentados esta semana numa reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (American Society of Clinical Oncology - ASCO). "Estes dados sustentam a atividade do SUTENT contra tumores difíceis de serem tratados, particularmente GIST e mRCC, os quais ameaçam potencialmente a vida e com poucas, se na verdade alguma outra opção existir", disse o Dr. John LaMattina, presidente de pesquisas e desenvolvimentos mundiais da Pfizer. SUTENT é um inibidor da proteína tirosina-kinase altamente seletivo e que age de múltiplas maneiras, privando os tumores de sangue e de nutrientes, necessários para o crescimento e mata simultaneamente as células cancerígenas que formam os tumores.

Estudos de GIST
* Resultados de um estudo duplo-cego em Fase III com mais de 300 pacientes com GIST resistente ou intolerante ao tratamento padrão com Gleevec(R) (mesilata de imatiniba) demonstraram que o SUTENT prolongou significativamente o tempo de progressão do tumor (6,3 meses com a administração de SUTENT versus 1,5 mês para controles) e reduziu o risco de morte em aproximadamente 50 por cento, quando comparado com placebo.

* Em adição, os dados de acompanhamento em longo prazo do estudo GIST em Fases I/II, que serviram como base para a triagem clínica mais ampla em Fase III demonstraram que o SUTENT prolongou a sobrevivência geral para quase 20 meses em pacientes cujo câncer havia progredido, apesar de tratamento com outras terapias padronizadas. Em adição, o tempo médio para a progressão do tumor neste estudo foi de 7,8 meses para todos os pacientes, com alguns subtipos específicos de pacientes se beneficiando ainda mais dramaticamente do que poderia se antecipar com Gleevec.

"Estes resultados substanciam o conceito de que uma terapia molecular que age de múltiplas maneiras pode superar a resistência para outros medicamentos específicos em câncer", disse o Dr. George Demetri do Instituto de Câncer Dana-Farber da Universidade de Harvard em Boston, o principal pesquisador da triagem clínica SUTENT para GIST. "Acreditamos que o SUTENT possa ter um espectro amplo de atividade para muitas formas diferenciadas de câncer, além do que temos visto em pacientes com GIST. Acreditamos que o SUTENT seja um importante passo positivo em terapia contra o câncer".

Carcinoma Metastática de Célula Renal

Dados de dois estudos em Fase II demonstraram que pacientes com tumores resistentes em célula renal, ou rim, que receberam SUTENT experimentaram altos índices de resposta e de prolongamento da progressão de tumores.

* Os resultados de uma triagem clínica em 63 pacientes demonstraram que 40 por cento dos pacientes responderam ao tratamento com SUTENT, conforme medição através de critério padronizado de resposta. Os tumores não progrediram por mais de três meses numa quantidade adicional de 28 por cento dos pacientes, indicando que 68 por cento dos pacientes se beneficiaram do tratamento com SUTENT. Em adição, o tempo médio para a progressão do tumor para pacientes neste estudo foi de 8,7 meses, e a sobrevivência média geral foi de 16,4 meses. * Um segundo estudo em Fase II com 106 pacientes demonstrou um índice objetivo de resposta de 39 por cento em pacientes tratados com SUTENT. Em adição, 23 por cento dos pacientes tiveram uma estabilização do tumor. Reunindo todos, um total de 62 por cento dos pacientes se beneficiou do tratamento com SUTENT.

"Resultados destes dois estudos sugerem que o SUTENT possui uma atividade substancial contra tumor em carcinoma metastática de célula renal como uma terapia de segunda linha e estabelece a base para o lançamento de um programa em fase III em grande escala para determinar os benefícios em potencial do SUTENT em estágio prematuro da doença", disse o principal pesquisador do estudo, o Dr. Robert Motzer, o médico responsável no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. "Estes estudos contribuem também com um conjunto emergente de dados, indicando que agentes que atacam simultaneamente múltiplos receptores oferecerão novas opções para pacientes com célula renal".

Dados Preliminares em Cânceres da Mama e Neuro-endócrinos
* Resultados preliminares de um estudo em Fase II do SUTENT em pacientes com tumores neuro-endócrinos inoperáveis foram apresentados no domingo, 15 de maio.

* Resultados preliminares de um estudo em Fase II, que avaliaram o SUTENT no tratamento de pacientes que tinham recebido outras terapias padronizadas para o câncer da mama, serão apresentados na segunda-feira, 16 de maio.

Os eventos adversos mais comumente reportados em triagens clínicas com SUTENT foram geralmente brandos a moderados em severidade e reversíveis na descontinuidade do tratamento. Os eventos adversos mais comuns incluíram fadiga, mielosupressão (contagem baixa de células sangüíneas brancas) e desarranjo gastrintestinal (diarréia, náusea e vômito). O perfil completo de eventos adversos do SUTENT não é conhecido ainda. O SUTENT ainda não foi aprovado pela Administração Federal de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) ou de outras agências globais reguladoras.

Sobre a Pfizer Oncology
A Pfizer Oncology está comprometida em avançar a concepção científica do câncer e em trazer novos medicamentos para suprir as necessidades médicas não atendidas em pacientes com câncer. A oncologia é uma pesquisa prioritária para a Pfizer, com mais de 12 por cento do investimento em pesquisas e desenvolvimento da companhia devotado à descoberta e desenvolvimento de terapias inovadoras para o tratamento de cânceres da mama, coloretal e outros.

AVISO DE DISCLOSURE: A informação contida neste documento refere-se a 14 de maio de 2005. A Pfizer não assume qualquer obrigação em atualizar declarações antecipativas incluídas neste documento como resultado de informações novas ou futuros eventos ou desenvolvimentos.

Esta divulgação contém informações antecipativas
sobre um produto em desenvolvimento e a potencial eficácia de tal produto, que envolvem riscos e incertezas substanciais. Tais riscos e incertezas incluem, entre outras coisas, a incerteza sobre o sucesso das atividades de pesquisa e desenvolvimento; decisões pelas autoridades reguladoras com respeito a se, e quando aprovar qualquer registro de medicamento novo para um produto candidato que possa resultar de pesquisas, bem como as suas decisões com respeito à rotulagem e outros aspectos que poderiam afetar o potencial comercial de tal produto candidato; e avanços competitivos.

Uma lista adicional e descrição de riscos e incertezas podem ser encontradas nos Relatórios Anuais da Companhia no Formulário 10-K para o ano fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2004, e em seus relatórios no Formulário 10-Q e Formulário 8-K.

FONTE Pfizer Inc 16/05/2005 CONTATO: Susan Bro, +1-212-733-5554, para a Pfizer Inc Company News On-Call: As divulgações à imprensa da Pfizer estão disponíveis através do serviço Company News On-Call da PR Newswire no Web site da PRN. Visite http://www.prnewswire.com/comp/688250.html Foto: Um logotipo corporativo completo para acompanhar estas informações está disponível imediatamente através do Banco de Dados Wieck Photo para qualquer meio de comunicação com um receptor de telefoto ou câmara escura eletrônica, PC ou Macintosh, que possa aceitar transmissões por cabo. Para retirar um logotipo, por favor, ligue para 972-392-0888. Company News On-Call: http://www.prnewswire.com/comp/688250.html Web site: http://www.pfizer.com (PFE)

BNED: NG FONTE: PR NEWSWIRE LATIN AMERICA CORAL GABLES - MIAMI-US CONTATOS: USA-MARY D'LEON BRASIL-NÉLIA GARCIA TELS: USA:1-305-507-2550/BRASIL:55-21-2132-8461 FAXES: USA:1-305-461-8670/BRASIL:55-21-2132-8469 E-MAILS: nelia_garcia@prnewswire.com.br mary_dleon@prnewswire.com PALAVRA-CHAVE: RJ PALAVRA-CHAVE/RAMO DE ATIVIDADE: INDÚSTRIA FARMACÊUTICA PALAVRA-CHAVE/EMPRESA: PFIZER INC

O texto acima, distribuído pela PR Newswire Brasil, é de inteira responsabilidade de seu cliente. A utilização deste material não implica em custo.

Voltar