Mistérios Cristãos

Deus revela em Deuteronômio 29:29 que "as cousas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus; porém as reveladas pertencem a nós e a nossos filhos para sempre..."
É Deus quem classifica os mistérios em duas partes: aqueles que só Ele sabe a resposta, e aqueles que são revelados para nós e para os nossos descendentes para sempre.

Os mistérios que pertencem a Deus dizem respeito à salvação do homem através de Jesus Cristo. A Doutrina da Encarnação é um exemplo. Pode-se entender como o Deus Eterno, que preenche todos os cantos da Criação, limitar-se ao tempo e ao espaço?

Os mistérios que pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre são aqueles que dizem respeito ao domínio que o Criador colocou sobre nós para a pesquisa, e o entender das leis que regem a Criação. Há duzentos anos atrás, por exemplo, ninguém imaginava um meio próprio de se voar através de uma máquina. Hoje isso é comum. Voar foi um mistério que se desvendou com o tempo. Agora é uma coisa revelada que pertence a nós e às gerações futuras para sempre.

Dentre os muitos mistérios que são do conhecimento exclusivo de Deus existem três que estão diretamente ligados a nós e à nossa condição espiritual.

O primeiro deles é Lúcifer. Em Ezequiel 28:13-18 Deus revela que Lúcifer era majestoso (sua vestimenta era de pedras preciosas) e santo (sua habitação era no monte santo de Deus). Era considerado acima de todos os outros anjos (era perfeito nos caminhos dele [enquanto aos outros anjos Deus atribui imperfeições - Jó 4:8]). Fora criado formoso e esplendoroso ("Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor..."). Como pode um ser tão especial, criado acima dos outros anjos, e vivendo numa atmosfera onde não se conhecia rebelião ou pecado contra Deus, tornar-se o maior pecador de toda a História?

O segundo mistério é o casal adâmico. Em Gênesis 1:26-27 é informado que Adão e Eva foram criados à imagem de Deus e conforme a semelhança dEle. Em Salmos 8:4-5 é adicionada a revelação de que a raça humana também fora criada um pouco menor do que o próprio Deus. E em Gênesis 2:15-17 é revelado que Adão e Eva foram criados imortais ("...certamente morrerás".) Como puderam, então, os primeiros pais pecarem contra Deus, quando não havia nenhuma evidência de maldade neste planeta?

O terceiro mistério é JESUS CRISTO. O apóstolo João (João 1:1-4) afirma que Jesus é o meio pelo qual Deus fez a Criação, tanto a física como a espiritual. O próprio Jesus fala da sua pré-existência (João 8:58) e santidade (João 8:46). A pergunta aqui é: Como pode Jesus nunca ter pecado contra Deus? As Escrituras são firmes em afirmar em Hebreus 4:15 que Ele foi tentado em tudo como nós o somos, porém não pecou. Elas também afirmam que Ele suou algo parecido com gotas de sangue caindo sobre a terra. Seria um suor mais grosso, como o sangue é? Ou teria sido suor misturado com sangue? Não importa o detalhe! O importante aqui foi a agonia jamais experimentada por outra pessoa (Lucas 22:44). E a mais impressionante das revelações acerca de Jesus: "Aquele que não conheceu pecado, ele (Deus) o fez (Jesus) pecado por nós; para que fôssemos feitos justiça de Deus." Este é o terceiro mistério que não podemos entender! Como pode, então, o Filho de Deus, sabendo tudo o que iria acontecer com ele, determinar não ceder às tentações que sofreu, permanecer sem pecado, ir à cruz, receber em sua vida todos os pecados da humanidade inteira (desde Adão até o último ser humano a nascer) e, assim, tornar-se pecado (não pecador), para que nós fôssemos feitos justiça de Deus? Jamais alcançaremos a profundidade desse mistério.

Não há como entender estes três mistérios. Porém, três coisas podemos saber com certeza! Jó, apesar da falta dos esclarecimentos do Novo Testamento, exclama veementemente: "Porque eu sei que o meu redentor vive, e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros;..." (Jó 19:25-27). Também o rei Davi expressa, em forma poética, a providência amorosa de Deus: "O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará." (Salmos 23:1). E o apóstolo João profeticamente testifica em Apocalipse 21:1-4 que viu o mundo do amanhã, onde os salvos se beneficiarão da presença de Deus por eternidades sem fim.

 

No Senhor,

Rev. Rogério Assimos

Presbyterian Church (USA) Clifton, New Jersey

 
 

Volta