Theresa Catharina de Góes Campos

  FILHOS DO PARAÍSO

Uma jóia de simplicidade, profundamente comovente e realista, "Filhos do Paraíso" (Children of Heaven- Irã, 1998 - 88'- de Majid Majidi, que também escreveu o roteiro) foi candidato ao Oscar 1999 de Melhor Filme Estrangeiro. Do primeiro ao último fotograma, sua forma e seu conteúdo compõem um poema sobre a família pobre, lutando diariamente para manter suas necessidades básicas atendidas. Nada é fácil, nem mesmo ir à escola, quando irmão e irmã contam apenas com um par de sapatos. Com Mohammad Amir Naji e Amir Farrokh Hashemian.

A história mostra um lar onde existem o amor e o apoio mútuos, amizade e respeito; muita honestidade, apesar das grandes dificuldades e carências; solidariedade entre vizinhos; a disciplina na escola; os costumes familiares, sociais e religiosos iranianos. Outro aspecto importante está nas cenas em que pai e filho vão à cidade e se deparam com uma realidade que chega a lhes assustar: edifícios enormes e residências modernas, luxuosas, ocidentalizadas, equipadas com os mais variados recursos, desde os imensos portões.

Destaques: direção, interpretação, roteiro, fotografia, trilha sonora, apresentação dos créditos iniciais e as cenas finais. Clima de suspense emocional; ação; momentos líricos.

Embora o diretor tenha concluído o script de Filhos do Paraíso (Bacheha-Ye Aseman) em cinco meses, o financiamento do filme foi difícil de ser conseguido, sobretudo porque retrata personagens vivendo na pobreza. Diversas agências governamentais rejeitaram o projeto cinematográfico. Aprovado e produzido pelo Institute for the Intellectual Development of Children and Young Adults (Instituto para o Desenvolvimento Intelectual de Crianças e Jovens Adultos), teve sua filmagem concluída em 70 dias.

Durante o ano letivo, milhares de estudantes assistiram, nas escolas, gratuitamente, ao filme, que se tornou sucesso de público no Irã.

Como os protagonistas desta sua obra, o diretor cresceu vivendo com seus pais e quatro irmãos em um único quarto. Segundo ele explicou:

"Em toda sociedade, existe sempre o problema de 'ter' ou 'não ter', o que cria um monte de conflitos. No momento, esse é o problema mais significativo de nossa sociedade. Nós estamos oscilando entre problemas econômicos e falta de justiça social. É missão da arte continuar a atacar
esses problemas, enquanto eles permanecerem."

Em "Filhos do Paraíso", adultos e crianças, ainda que pobres, não abdicam de sua dignidade.

Na opinião de Mohsen Makhmalbaf, os adultos são mais emotivos e mentalmente feridos. Sofrem com o passado e este pode criar um estado de desespero. Nas crianças, só se pode encontrar esperança e paixão pela vida.

Elas são a visão de nossos sonhos. Acima de tudo, são a expressão da vida. Parte do motivo pelo sucesso dos filmes iranianos estarem brilhando é devido à presença de crianças neles."

Niki Karimi, outro cineasta do Irã, chama nossa atenção para o fato de que todos os bons filmes sobre personagens infantis realizados em seu país "têm algo mais importante acontecendo em segundo plano."

Para o New York Magazine, "Filhos do Paraíso" é uma obra "simplesmente arrebatadora". Andrew Curry, do Miami Herald, afirmou: "Filhos do Paraíso" ilustra os simples laços do amor".

A permanência dos valores familiares, em ambiente de tanta pobreza, revela a força dos vínculos afetivos, ainda que enfrentando circunstâncias em que a exclusão sócio-econômica parece capaz de destruir toda a perspectiva de um futuro melhor.

Theresa Catharina de Góes Campos

(Obs. Assisti ao filme no cinema, mas pode ser encontrado em vídeo : Paris Vídeo.)

Data: 27 de abril de 2010 23:17
Assunto: Assisti ao belo filme no cinema, considerando que cinema é cinema, não é tv nem vídeo. Mas nas locadoras de vídeo, você encontrará. Re: Filhos do Paraíso
Para: vani anjo


Prezada leitora Ivanilde:

Obrigada por ter apreciado o meu comentário sobre o belo e comovente filme Filhos do Paraíso.

Assisto aos filmes sempre no cinema, pois tenho a opinião de que cinema é cinema, não é tv, nem vídeo.
Entretanto, para as pessoas que não costumam ir ao cinema, tudo bem, por meio do vídeo ficarão conhecendo os filmes.

Para encontrar Filhos do Paraíso, bastará que você procure a locadora de vídeo mais próxima...ou compre em alguma livraria, onde houver filmes à venda.

Abraços cordiais para você e suas filhas.
Theresa Catharina


On Seg 29/03/10 23:24, vani anjo

Olá, sra.Theresa,
li seu artigo sobre o filme Filhos do Paraíso e adorei, pois, há seis anos assisti a uma pequena parte desse filme e não consigo achar para ver por inteiro; tenho duas filhas e gostaria que elas assistissem ao mesmo; se puder me indicar onde e como faço para obter,
desde já agradeço.
Aguardo resposta.
IVANILDE

 

Jornalismo com ética e solidariedade.