Theresa Catharina de Góes Campos

  NOITE DE REIS

Com excelente interpretação do elenco (Ben Kingsley, Nigel Hawthorne, Helena Bonham Carter, Richard E. Grant, Imogen Stubbs, Toby Stephens, Mel Smith, Imelda Staunton), "Noite de Reis (ou O que quiseres)" (Twelfth Night - Inglaterra, 1996, de Trevor Nunn - 130 min.) é uma comédia romântica, inspirada no drama homônimo de William Shakespeare.

Segundo comentaram tradutores e críticos especializados em textos de Shakespeare, é a mais popular comédia shakespeareana. Sobre essa versão cinematográfica, com direção do ex-diretor da Royal Shakespeare Company de Londres, alguns deles declararam ser "luminosa".

Jovem que sobreviveu a um naufrágio disfarça-se de homem para servir ao Conde Orsino, na Ilíria.

Destaques: produção, direção, interpretação, roteiro; fotografia; trilha sonora, coreografia; iluminação, direção de arte, cenografia, figurinos e adereços; maquiagem, penteados; as locações em Cornwall..

Aspecto negativo da história: uma vingança cruel, planejada e executada pelos empregados contra o intendente Malvólio...

"É assim que a reviravolta dos tempos traz consigo os seus castigos."

Mas o Conde Orsino ordena: "Ide e pedi-lhe desculpas."

E Olivia comenta: "Foi excessiva a brincadeira que fizeram com ele."

(...) "Se a música fosse alimento do amor..."

(...) "As preocupações são inimigas da vida."

(...) "Sendo tão devotada à memória de seu irmão, como não amará!"
(Orsino, sobre Olívia)

(...) "- Como é um homem embriagado?

- Como um bufão, um louco e um afogado. O primeiro trago torna-o tonto, o segundo trago enlouquece-o, e o terceiro, afoga-o."

(...) "Meu amo e senhor está apaixonado por vós. Não haveria como recompensar tal amor."

(...) "Não somos donos de nós mesmos."

(...) "...e meus desejos, desde então, me perseguem como cães ferozes."(Orsino, descrevendo a Cesário a sua paixão por Olívia)

(...) "As mulheres são como rosas..."

(...) "Venha e me beije docemente. (bis) A mocidade não dura eternamente. (bis)" (canção)

(...) Amar "como se o coração e o cérebro fossem ocupados por um único rei..."

(...) "Dize-lhe que meu amor não pode acabar."

"Noite de Reis" é uma autêntica festa para os que sabem apreciar a versão cinematográfica do teatro de Shakespeare. Uma vez só não basta! Do início ao fim, "Noite de Reis" nos oferece emoções que nos comovem, inspiram, entusiasmam. Drama e humor; ação e suspense sentimental. Convidados para um espetáculo inteligente, bem urdido como esse, os temas e os personagens nos tocam de perto. Para os que se rendem , de coração, aos encantos dessa "Noite de Reis", muitas palavras se tornam companheiras, tal a beleza com que foram tecidas para a nossa memória.

Theresa Catharina de Góes Campos

(Obs. Assisti ao filme no cinema, mas também pode ser encontrado em vídeo Alpha Filmes.)
 

Jornalismo com ética e solidariedade.