Theresa Catharina de Góes Campos

  PODER

Drama político, "Poder" (Power - EUA, 1986- de Sidney Lumet - 111min.) faz uma reflexão crítica sobre o processo eleitoral, a propaganda e a publicidade político-partidárias, e os princípios éticos.

O elenco é respeitável: Gene Hackman (de "Mississipi em Chamas"), Julie Christie e Richard Gere como intérpretes principais.

Este filme não se destaca por qualidades técnicas ou estéticas, e sim, pela atualidade de seu tema, ao mostrar alguns candidatos e aqueles profissionais encarregados de "construir" a "sua" imagem pública: nos palanques, nos meios de comunicação de massa e até no âmbito pessoal, familiar e social.

Portanto, pode ser um instrumento de conscientização do público, de modo que provoque perguntas e a formação de uma opinião mais esclarecida porque mais consciente da realidade política nem sempre tão transparente através das imagens e das palavras.

Não se trata de cinema-divertimento ou cinema de experimentação artística; todavia, recomendo essa obra para ser vista por todos, especialmente universitários, que devem prestar muita atenção às cenas e acompanhar os diálogos com interesse; também recomendo que seja vista mais de uma vez, para que possam apreciá-la devidamente, aproveitando suas lições. O final é positivo e, por conseguinte, moralista e didático, o que atende às necessidades éticas de nossa época.

"Poder" merece elogios pela seriedade de sua proposta, como filme que contribui para uma sociedade mais democrática.

Theresa Catharina de Góes Campos
 

Jornalismo com ética e solidariedade.